terça-feira, 16 de abril de 2024

Escárnio Brasileiro Esconde Nossa Estupidez e é Luciferiano

 


Hoje li uma frase excepcional de Jordan Peterson:

"Derision is how the Luciferian intellect protects itself against the evidence of its own stupidity."

Tradução: "O escárnio é o modo que o intelecto luciferiano se protege contra a evidência de sua própria estupidez".

Pensei comigo mesmo: isso explica o Brasil.

Virtualmente toda nossa cultura é a cultura do escárnio. Eu hoje moro na cidade do poeta Gil Vicente, um dos maiores poetas portugueses da história. Por coincidência, o primeiro parágrafo de meu livro Ética Católica para Economia, é sobre o livro "Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente. Gil Vicente é conhecido por revelar as mazelas dos membors da sociedade de forma brilhante e com muito escárnio. 

Mas não se pode ter uma cultural toda e qause sempre formada pelo escárnio, onde todo o valor das coisas, mesmo as coisas de Deus e sagradas (coisa que Gil Vicente respeitava muito) é tratado com escárnio.

Rcentemente, vi uma propaganda da nova novela da globo em que um comediante irá fazer o papel de prefeito, e pelo o que vi representará um ladrão, preguiçoso e mentiroso. Quantas vezes você já viu esse personagem em livros, novelas e filmes brasileiros? O brasileiro geralmente "ama" o personagem e se identifica e ainda o defende e o inveja.

Quantos filmes, novelas e livros fazem escárnio no Brasil, na maioria das vezes de forma baixa e vil?

Se  o escárnio é o modo de Lúcifer de proteger a própria estupidez. Nosso povo esconde muita estupidez de forma luciferiana. Como sair disso? Com muitoa fé e temor a Deus.



2 comentários:

Eduardo Ramos disse...

A cultura do escárnio acaba saindo cara demais sem que o brasileiro se dê conta dos prejuízos financeiros, sociais e morais que caem sobre a sua própria cabeça, por muitas e muitas gerações. Apenas para relembrar dois exemplos: a imensa votação que teve o macaco tião, há cerca de 35 anos atrás nas eleições para prefeito do Rio de Janeiro e, mais recentemente, o palhaço Tiririca. Este, sim, emplacou um mandato de deputado federal para representar um povo que hoje paga cerca de 40% em impostos. Assim, de escárnio em escárnio, vamos tomando no xxxx e ainda gostamos disso!

Pedro Erik Carneiro disse...

Muito bem lembrado, caríssimo. Macaco Tião, Tiririca, Romario,...e tantos e tantos. Povo que não se preocupa com efeito dos seus escárnio. Estupidez.