segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Acesso a Internet no Mundo



Liberdade de Acesso a Internet no Mundo
(0 é melhor, 100 é o pior)


Muito se fala que a internet foi o gatilho para o levante na Tunísia e no Egito, eu não acredito nisso não, mesmo porque na Síria a tentativa de reunir pessoas para tentar derrubar o governo pelo facebook não funcionou. A internet ajuda, claro, mas é necessário uma base oposicionista organizada para reunir as pessoas, decidir o método e quando ir às ruas. No Egito, claramente há uma estrutura política que dá sustentação a crise. No Brasil, nós temos um grande acesso a internet, mas cadê a base oposicionista? Além disso, o que faria o povo se levantar contra o governo? Corrupção não é. Crise econômica levantaria sindicatos, mas o povo ficaria esperando o resultado.

Mary O´Grady, do jornal Wall Street Journal, pergunta hoje: e Cuba?  Se Mubarak é ditador por estar no poder há 30 anos, ele tem muito tempo ainda quando comparado a Fidel Castro, há mais de 50 anos no cargo.Para ela, no entanto, a falta de acesso a internet é um fator importante para falta de povo nas ruas em Cuba.

Cuba tem o pior acesso a internet do mundo, segundo a Freedom House. Vejam gráfico acima. O Egito tem um bom acesso a internet, quase semelhante a Turquia que deseja ingressar na União Européia. Antes da crise, a avaliação da Freedom House é que o governo egípcio não praticava controle no uso da internet. O Brasil está muito bem posicionado, o problema do Brasil é a falta de infraestrutura rural que não permite mais acesso. Mas a Tunísia e Cuba são os dois piores. Cuba é pior até que a China, reconhecida pelo seu controle aos meios de comunicação.

O´Grady informa que na semana passada houve vazamento de um seminário de militares cubanos para discutir como lidar com o acesso a internet, para evitar problemas políticos para a ditadura.

Acho que há uma mistura de pobreza com controle de informação na avaliação da Freedom House. Certamente a pobreza do país ou das pessoas reduz bastante o acesso a internet, mas a organização deveria fazer uma análise que mostrasse apenas o controle da informação. O Brasil e o Egito estariam até melhor posicionados. Cuba é muito pobre e tem forte controle de internet, mas China é rica e isso exige maior controle ainda. Então, certamente, a China é pior do que Cuba, Tunísia ou Irã.

Nenhum comentário: