quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Quem foi São Paulo Miki e os Outros 25?

.

Eu já sabia que o Japão tinha matado milhares de missionários católicos nos séculos 16 e 17, os missionários estavam convertendo muita gente e o imperador decidiu matar a todos. Mas eu não conhecia a excepcional história de São Paulo Miki e os seus 25 companheiros.

Vejam a história contada pela Rome Reports (traduzo em azul).



Ele foi um dos 50.000 católicos que foram mortos durante a perseguição religiosa no Japão entre os séculos 16 e 17. Suas últimas palavras foram: "Eu perdôo o chefe da nação, que ordenou que fosse crucificado e também todos aqueles que tomaram parte em nos tornar mártires." Ele foi crucificado com a idade de 31 em Nagasaki em 5 de fevereiro de 1597.
 

São Paulo Miki foi educado por jesuítas, depois de ter sido inspirado para seguir os passos de São Francisco Xavier.

Em 1597, ele foi preso junto com 25 outros católicos, 19 deles eram japonêses.

Antes de matá-los, os soldados pegaram os mártires e um por um e cortaram uma das suas orelhas. Em seguida, eles foram obrigados a caminhar cerca de mil milhas de aldeia em aldeia no inverno. Os soldados estavam esperando outros católicos rejeitariam sua fé depois de ver a tortura.

Eles caminharam por um mês. Durante esse tempo, mesmo no meio da tortura, dizem que eles constantemente perdoavam os seus torturadores.

Eles foram crucificados em uma colina nos arredores de Nagasaki. Para o espanto de autoridades japonesas, foram homenageados ao serem postos para morrer em uma cruz, morreram da mesma maneira que Jesus.

Os cristãos que testemunharam os assassinatos correram para as cruzes e procuraram pedaços de pano embebidos em seu sangue.

Anos mais tarde, o morro tornou-se um lugar de peregrinação e Papa Pio IX canonizou os mártires in1862.

Cem anos depois, em 1962, um monumento foi construído em Nagasaki, para honrar estes 26 mártires. O monumento é uma grande cruz, que inclui a imagem daqueles cristãos que foram mortos naquele dia.


Que um dia, Deus permita, eu visite este morro em Nagasaki.

Nenhum comentário: