segunda-feira, 30 de abril de 2012

Energia Eólica Provoca Aquecimento !

-


Que loucura, depois ambientalistas dizem que este negócio de temperatura global é uma questão resolvida na ciência. A Reuters noticia hoje que uma pesquisa nos Estados Unidos apontou que manter geradores de energia eólica tem o efeito de aquecer a região.

E pensar que no Brasil é o estado Ceará um dos que mais usam energia eólica. O Ceará não está precisando de aquecimento mesmo.

Diz o texto da Reuters (traduzido em azul):

Grandes parques eólicos podem ter um efeito de aquecimento no clima local, uma pesquisa  nos Estados Unidos mostrou isso no domingo, lançando uma sombra sobre a sustentabilidade a longo prazo de energia eólica.
O dióxido de carbono e outros gases-estufa pela queima de combustíveis fósseis contribui para o aquecimento global, o que poderia levar ao derretimento de geleiras, elevação do nível do mar, a acidificação dos oceanos, quebra de safra e outros efeitos devastadores, dizem cientistas.
Em um movimento para cortar essas emissões, muitas nações estão caminhando para fontes mais limpas de energia como a energia eólica.
 
Parques eólicos do mundo no ano passado produziram 238 gigawatts de eletricidade a qualquer momento. Esse foi um aumento de 21 por cento em 2010 e capacidade deverá atingir cerca de 500 gigawatt até o final de 2016. 

Pesquisadores da Universidade Estadual de Nova York, em Albany, analisaram os dados de satélite de áreas em torno de grandes parques eólicos no Texas, onde quatro das maiores fazendas do mundo estão localizados, durante o período de 2003 a 2011.
Os resultados, publicados na revista Nature Mudanças Climáticas, mostraram uma tendência de aquecimento de até 0,72 graus Celsius por década em áreas sobre as fazendas, em comparação com regiões próximas, sem as fazendas.
"Atribuímos esse aquecimento principalmente para parques eólicos", afirma o estudo. A mudança de temperatura pode ser devida aos efeitos da energia gerada pelos parques e pelo movimento e turbulência gerados por rotores de turbina, disse.
"Essas mudanças, se espacialmente grande o suficiente, podem ter impactos notáveis ​​em local a tempo e clima regionais," disseram os autores.

Graças a Deus, o mundo parece que está acordando para esse negócio de aquecimento global e começando a por em dúvida todos os fatores.

Na semana passada, o próprio James Lovelock (pai da teoria da Gaia, que trata o Planeta como uma divindade), disse que há muito exagero neste negócio de aquecimento global. Ele ainda disse que não é mais uma alarmista e que Al Gore (do filme Verdade Inconveniente) está errado.

 

(Agradeço a noticia da pesquisa ao site Weasel Zippers)

Nenhum comentário: