sexta-feira, 20 de abril de 2012

Nova Constituição na Turquia. O que vem por aí?

-

A Turquia moderna foi fundada pelo general Mustafa Atartuk e tem um forte apelo secular. Atarturk afastou o domínio islâmico da política e das leis. O artigo 2 da Constituição do país diz que a República da Turquia é democrática, secular e governada pelo estado de direito. O artigo 14, mais controverso, ressalta que o secularismo está até acima dos direitos humanos. Controla a defesa dos direitos humanos. O artigo estabelece que "nenhum direito e liberdade estabelecidas na Constituição deve ser exercido com o objetivo de violar a integridade do estado, com seu território e nação, e colocar em risco a existência da ordem democrática e secular da República por causa de direitos humanos".

O artigo 14 pode ser controverso, mas o país afastou a lei Sharia (lei islâmica) do seu ordenamento jurídico, ao contrário de outros países islâmicos, como Arábia Saudita, Irã, Paquistão, Síria, Afeganistão e Palestina. Apesar do país ser formado 90% por muçulmanos.

Mas agora a Turquia está elaborando uma nova constituição.

Ontem representantes de minorias religiosas se reuniram com parlamentares para discutir esta nova constituição.

O representante da Igreja Católica, Monsenhor Ruggero Franceschini, disse que foi uma conversa amistosa e sincera e eles falaram sobre os problemas enfrentados pelas minorias religiosas. Disse ainda:

 “All of us expressed our views as to how to resolve the problems of all religious groups. Our biggest problem is the issue of receiving acknowledgment. Other Catholic churches carry out their services with the help of associations; but we, Roman Catholics, cannot even repair our churches. We can’t properly administer our properties. I am an Italian, and I think that historical churches are the richness of all humanity, not only of the people belonging to that church.” (Todos nós expressamos nossas opiniões a respeito de como resolver os problemas de todos os grupos religiosos. Nosso maior problema é a questão de receber reconhecimento. Outras igrejas católicas realizar seus serviços com a ajuda de associações, mas nós, os Católicos Romanos, não pode sequer fazer reparos em nossas igrejas. Não podemos administrar adequadamente os nossos imóveis. Eu sou um italiano, e eu acho que as igrejas históricas são a riqueza de toda a humanidade, não só das pessoas que pertencem a essa igreja.)

O que sairá desta constituição em um momento que o governo turco se torna mais anti-Israel e a União Européia corre riscos sérios?




(Agradeço a notícia da reunião entre minorias religiosas e parlamentares ao site Jihad Watch)

Nenhum comentário: