quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Crise Econômica faz 5 Anos hoje. Quando e Como vai Acabar?

-


O jornal The Telegraph fez uma excelente descrição por fotos da crise econômica, mostrando que ela faz 5 anos hoje e não tem prazo para acabar.

O jornal considera que o primeiro sinal de crise bancária veio do BNP Paribas, que fechou dois fundos a retirada de dinheiro dos investidores pois não conseguia avaliar corretamente o valor das cotas, por causa da queda de liquidez.

O The Telegraph ainda fez a história da crise usando os textos de um de seus articulistas (Ambrove Evans-Pritchard)

A grande poergunta hoje é como vai acabar esta crise, o mundo enfrenta a situação de que países importantes (Grécia, Espanha, Itália e Estados Unidos) possuem grave crise fiscal que demanda redução de gastos públicos, mas ao mesmo tempo eles possuem recessão econômica e elevadíssimas taxas de desemprego. Na Grécia e na Espanha a taxa de desemprego atinge 25%, enquanto nos Estados Unidos está em 8,3% (muito acima da taxa de desemprego normal do país).

Como pedir corte de gastos em situação de baixo crescimento econômico e alta taxa de desemprego?

Para mim, a Europa enfretará crise econômica por décadas se não modificar seu pacto monetário e fiscal. Países como Grécia, Espanha e Portugal não podem querer ter a  taxa de juros e o nível de salários de países como Alemanha. E a Alemanha vai ficar cada vez mais pressionada internamente para não sustentar países perdulários.

Nos Estados Unidos, o país tem que voltar a valorizar o mercado e abandonar as políticas keynesianas (de estímulos fiscais) de Obama, para voltar a crescer novamente.


Nenhum comentário: