sábado, 19 de janeiro de 2013

Diferença entre Doutrina Católica de Sexo e a Playboy

-


Muitas vezes os católicos praticantes são caricaturados como beatos puritanos e pessoas que fogem do assunto sexo. Padre Barron explica que isto não tem nenhum cabimento teológico.

Não vou traduzir todas as palavras que ele diz, apenas a linha de argumentação, abaixo.



1. Puritanismo faz parte de muitas doutrinas não cristãs antigas e novas. A idéia básica é de que tudo que é matéria é ruim e tudo que é espírito é bom.

2. Catolicismo não é puritanismo, a começar pelo Gênesis onde é ensinado que Deus fez todas as matérias e que elas são boas. E Jesus ensinou que ao casar o homem e a mulher se tornam "uma só carne. Nada mais material do que "a carne" e tem até um apelo sexual. Sexo é bom e desejado, este é o ensinamento católico

3. A diferença entre a Doutrina Católica e os ensinamentos que saem de uma Playboy é que a Igreja contextualiza o sexo no âmbito do amor, sexo está relacionado ao amor que se sente pela outra pessoa. Se o sexo não for conduzido pelo amor, o sexo se transformará em algo ruim, superficial, egoísta ou mesmo perverso, trazendo manipulação do outro e problemas de ansiedade.

4. E amor deve estar contextutalizdo dentro do amor divino. Pois, o que Deus uniu, o homem não pode separar. Assim, sexo deve vir junto não apenas com amor, mas dentro do amor divino. As pessoas estão juntas para cumprir um próposito divino. Você se casa em uma Igreja para entregar  o amor dos cônjuges a Deus.

5. Então, a Igreja não de nenhuma forma contra o sexo mais prazeroso possível, mas requer que exista amor entre os casais e que este amor seja dedicado aos própositos divinos.


2 comentários:

avmss disse...

o link da palestra da Teologia do Corpo que comentei outro dia é esse:
http://www.youtube.com/watch?v=2X3V7QDZBBU
Me equivoquei ao dizer que falava das passagens de João, na verdade se trata das Cartas de Paulo. O Christopher West se especializou nesse assunto e tem vários livros escritos, o último publicado se chama: "Fill These Hearts - God, Sex, and The Universal Longing".

Pedro Erik Carneiro disse...

Muito obrigado, avmss, por todas as suas indicações.

Este vídeo do padre Barron que postei é teologicamente bem simples, mas serve bastante para mostrar os princípios básicos.

Abraço,
Pedro Erik