segunda-feira, 10 de junho de 2013

O Delator do Serviço Secreto Americano é "Paulista".


Edward Snowden (foto acima) delatou o monitoramento de dados de telefone e internet feitos ilegalmente pelos serviços de inteligência dos Estados Unidos. O jornal The Guardian entrevistou ele. Ele conta que esperava que Obama diminuíssem as escultas e espionagem feitas pelos órgãos de segurança contra os próprios cidadãos americanos, mas que Obama fez foi piorar e ampliar a espionagem

Ele mostrou que os Estados Unidos escutam e observam (usando a internet) praticamente todos os cidadãos e inclusive estrangeiros. As leis americanas não permitem isso. E Obama, quando era oposição a Bush, foi um dos primeiros a denunciar que o estado não podia vigiar seus cidadãos e prometeu na campanha que iria acabar com isso.

Eu acho o Obama um desastre completo, mas será que Snowden fez certo em denunciar?

Eu acho que não.

Ele tem razão, os Estados Unidos agem ilegalmente e o governo americano deve ser denunciado. Mas a posição que ele exercia dentro de órgãos de segurança não permitia fazer o que ele fez. Se você quer denunciar como age mal o governo, você não pode ser espião dentro do governo. Você perde a razão. Você trai a confiança que depositaram em você. 

O efeito Snowden não tornará os governos mais confiáveis e respeitando a privacidade dos cidadãos, mas certamente os órgãos de segurança vão ser bem mais cuidadosos na hora de admitir alguém.

Um pergunta que os americanos fizeram: em quem votou Snowden nas eleições presidenciais, já que ele esperava que Obama agisse melhor?

Ele disse que votou em "terceiro partido". Mas foram pesquisar as doações de campanha e descobriram que ele contribuiu financeiramente para a campanha de Ron Paul.

Por isso, os sites dizem que Snowden é "Paulista".

Isto explica muita coisa (caso seja verdade). Ron Paul, na verdade é do partido republicano, mas é um cara outside ao partido. Ele tem uma abordagem totalmente contrária a qualquer guerra, quer que os Estados Unidos abandonem todos os conflitos e economicamente é pelo livre comércio, quer reduzir todas as tarifas e reduzir o estado ao mínimo do mínimo.

Muita gente nos Estados Unidos (e no Brasil) gosta de Ron Paul. Eu detesto. Acho que ele é completamente louco, sem noção do efeito da saída dos Estados Unidos dos conflitos e sem noção do que ocorre no mundo comercial.



Nenhum comentário: