quarta-feira, 19 de junho de 2013

Enquanto isso na Turquia...Hagia Sofia vai virar Mesquita


Graças a Deus, eu conheço boa parte das principais capitais do mundo, e sempre quis conhecer Istambul. Mas perdi a vontade ontem.

O principal monumento de Istambul é certamente a Igreja Hagia Sofia (que muitos conheceram ao assistir uma novela da Globo chamada Salve Jorge). Hagia Sofia (Santa Sabedoria) é o Cristo Redentor da Turquia, qualquer imagem da Turquia aparece a Igreja, como qualquer imagem do Brasil aparece o Cristo.

Na Turquia, como no Brasil, estão havendo muitas manifestações, especialmente na Praça Taksim. Uma das demandas do povo turco é acabar a contínua islamização do governo do primeiro-ministro turco Recep Erdogan. Erdogan está levando a Turquia para uma situação que ocorria antes do "Pai da Turquia" (Ataturk). Em poucas palavras, antes de Kemal Ataturk tínhamos o Império Otomano que procurava espalhar o Islã através de domínio militar e usava a lei islâmica que considera os adeptos de outras religiões como dhimmis (subordinados legalmente). Isto levou ao genocídio de armênios no início do século XX.

Ataturk levou a Turquia para o secularismo e tirou a religião islâmica do poder. Agora, Erdogan está retornando.

A Igreja Hagia Sofia é uma Igreja cristã do ano 537 d.C. Isto mesmo, a Igreja é anterior a própria existência de Maomé que nasceu no ano 570 d.C e criou sua religião no ano 610. E é fantástica.

Com a queda de Constantinopla para os muçulmanos no ano 1453, a Igreja foi profanada e quase destruída. Minaretes muçulmanos foram colocados.

Mas, por milagre, manteve algumas imagens cristãs internamente (foto de um afresco da Igreja abaixo).



Ataturk, em 1934, em um grande passo, para secularização do país, transformou a Igreja no que ela é até hoje, em um museu, evitando que ela fosse destruída.

Mas ontem eu li que o governo e o parlamento turco estão querendo transformá-la no que ela nunca foi planejada para ser. Estão querendo transformá-la em uma mesquita. Como não pode haver qualquer imagem humana no Islã, certamente o afresco cristão acima será destruído.

O texto de Raymond Ibrahim (um egípcio especialista em Islã) conta que outras Igrejas cristãs também muito antigas já foram transformadas em mesquitas. E um monastério dedicado a São João Batista também está em vias de virar mesquita. Não é por falta de mesquitas no País, há 3 mil mesquitas apenas em Istambul.

Rezemos.

Nenhum comentário: