sexta-feira, 7 de junho de 2013

"A Grande Prostituta" - A História da Igreja Católica (contra estereótipos)


A "grande prostituta" é um termo usado no Apocalipse (capítulo 17:1). Se a gente vai na Bíblia de Jerusalém (a melhor Bíblia para estudar...a Bíblia), vemos que  o termo se refere à Roma dos imperadores, especialmente do tempo de Nero (que é a "besta" no Apocalipse).

A expressão foi usada para dar título a um livro lançado pelo Vaticano. O livro procura desmistificar os mais conhecidos estereótipos que são usados para atacar a Igreja, como a Igreja odiaria as mulheres e os judeus ou que a Inquisição seria o pior processo jurídico da história.

Não comprei o livro ainda, pois não achei a versão do livro em inglês, mas como a "grande prostituta" do Apocalipse não é a Igreja, o termo deve se referir ao fato de que se costumava jogar pedras nas prostitutas, como se joga pedras (estereótipos falsos) na Igreja.

O Rome Reports descreve o livro e entrevista a editora Lucetta Scaraffia. Vejam o vídeo da Rome Reports abaixo, traduzo o que ele diz em azul.



Alguns dos estereótipos mais comuns contra a Igreja são de que ela é anti-semita, ele odeia as mulheres, é um inimiga da ciência e que quer os fiéis sofram. Todos esses preconceitos comuns são analisados ​​no livro 'La Gran Meretrice. Traduzido em Inglês, isso significa que a "grande prostituta". É uma frase que faz referência a uma passagem do livro do Apocalipse.

Apesar dos estereótipos, as pessoas ainda perguntam se eles são válidos e verdadeiros

Lucetta Scaraffia faz parte da equipe editorial no Vaticano Osservatore Romano. Para o livro, ela reuniu sete especialistas do sexo feminino que analisam esses estereótipos comuns, como pode ser visto através de diferentes períodos de tempo da Igreja.

Lucetta Scaraffia - Editora de "La Grande Meretrice" 
"historiadores sérios e rigorosos ficam irritados com as falácias difundidas que são ditas sobre a história da Igreja. Mas apesar de os historiadores não-católicos rejeitá-las há muito tempo, elas ainda são populares entre as pessoas cultas. Então, a gente queria demolir essas idéias. Mesmo que os católicos sempre vão debater esses pontos, é importante que eles sejam discutidos com a verdade e os fatos, e que o argumento seja inocentado de todos esses erros. "

Então, para olhar profundamente para estas questões, os especialistas dizem que basta olhar para a história. História apenas ofusca os rumores.

Lucetta Scaraffia - Editora de "La Grande Meretrice" 
"As pessoas ou não sabem ou não querem saber a verdade. Essas idéias têm séculos de idade. Por exemplo, a Inquisição é vista como o tribunal mais cruel e feroz na história, mesmo que tenha havido exemplos muito piores. Eu não estou dizendo que era algo bom, mas certamente não era tão cruel como outros tribunais da época. Um livro de Anna Foa, um historiadora judia, reconstitui a 
história da Inquisição descrevendo os tribunais como eles realmente eram. "

O livro também examina dez dos "rótulos" mais comuns associados com a Igreja. Vários temas são abordados, incluindo a noção de que a pedofilia está ligada ao celibato sacerdotal.

Lucetta Scaraffia - Editora de "La Grande Meretrice" 
"Nós escolhemos os temas que achávamos que eram os mais difundidos e urgentes".

Como parte de sua investigação, os sete especialistas de renome que contribuíram para este livro, levaram cerca de um ano fazendo uma pesquisa aprofundada. Acima de tudo, o objetivo é mostrar que apenas a história  dissipa alguns dos estereótipos mais comuns contra a Igreja.

---

Tenho alguns livros sobre o assunto, ou sobre um dos temas. Por exemplo, sobre inquisição, recomendo o excelente Inquisition do maior especialista do assunto: Edward Peters.

Mas assim que aparecer a versão em inglês do "A Grande Prostituta", eu comprarei.


Nenhum comentário: