quarta-feira, 17 de julho de 2013

Homeschool Católica. Temos no Brasil?

A organização Homeschool Connections proporciona ensino online na tradição católica para jovens e adultos. Você aprende matemática, literatura, história, economia, governo, latim, alemão, espanhol, filosofia e teologia, por professores católicos.

Hoje soube que a Homeschool Connections está sorteando um ano inteiro de ensino.

Eu fiquei realmente impressionado com o cursos, clique aqui para vê-los.

Temos este tipo de homeschool no Brasil? Eu não conheço, infelizmente.

Quem tiver interesse em montar uma homeschool católica no Brasil, eu me juntaria a ele e me disponho a ensinar com maior prazer.

(Agradeço a indicação do sorteio do curso ao blog do Mark Shea)

10 comentários:

Estanislau Tallon Bózi disse...

Como seria seu projeto?

Abração,

Stan

Pedro Erik Carneiro disse...

Caro Stan,

Pelo o que tenho lido sobre homeschool católica ou mesmo escolas que tenham um currículo semelhante (como a Chesterton Academy que aqui falei no blog), a lógica lembra o que se fazia nas escolas medievais: ensina-se as disciplinas de forma conjunta sem compartimentalizar e com foco na filosofia e teologia, matérias que explicam muito das outras disciplinas (economia e direito)

Então, a escola ou curso online que desejo poderia olhar para o que já é feito nos Estados Unidos e montar um currículo para os brasileiros. Eu adoraria que meus filhos tivesse este tipo de ensino, com base na tradição católica. Eu me prontifico a ministrar aulas de economia (com viés filosófico e cristão).

Grande abraço,
Pedro Erik

Estanislau Tallon Bózi disse...

Bom...minha área é o Direito.

Posso fazer o mesmo.

Vou pensar no assunto.

Pe. Paulo Ricardo (www.padrepauloricardo.org) tem cursos assim.

Abração,

Stan

Pedro Erik Carneiro disse...

Caro Stan,

Gosto do Padre Paulo Ricardo (apesar de achar que por vezes ele se perde um pouco). Vi alguns cursos dele, são ótimos, mas não acho que seja bem isso que seja ensino de homeschool católica. O ensino é bem mais amplo, mas ele seria bom para teologia, com certeza.

Abraço,
Pedro Erik

Roberta Magacho disse...

Também estou interessada em um programa de educação clássica católica (tradicional) para homeschooling. Já vi muitos currículos americanos e minha dificuldade é encontrar o material a ser utilizado em português com meus filhos. Tenho lido tanta abominação nos livros didáticos adotados pelas escolas (mesmo as particulares), que não consigo decidir por nenhum.

Pedro Erik Carneiro disse...

É verdade, Roberta. Na semana passada eu vi um livrode mais de 300 páginas com instruções para todotipode curso, desde piano até matemática no site da Homeschool Connections. Eu teria prazer em traduzir este livro se tivesse tempo para isso.

Mas você está interessada em algo em português. Seja mais clara sobre o que você precisa que falo com um amigo que sabe tudo sobre isso.

Grande abraço,
Pedro Erik

Roberta Magacho disse...

O que procuro não é uma tradução de um currículo, mas uma adaptação para os alunos brasileiros. Um programa como o Mother of Divine Grace, projetado para as crianças daqui seria ideal. Precisaria de alguém com conhecimentos de material didático adequados para fazer essa transição. Não encontro por exemplo um bom programa de latim voltado para crianças pequenas, o máximo que se encontra é voltado para o antigo ginasial, para crianças do sexto ano de hoje. Lá fora encontramos material até de grego, logica...

um abraço,
Roberta.

Pedro Erik Carneiro disse...

Cara Roberta,

O livro que lhe falei tem latim, grego, logica etc para crianças. Não é um livro voltado para crianças americanas e sim voltado para todas as crianças em qualquer lugar.
Mas vou falar com um amigo amanhã que conhece tanto o que tem no Brasil como no exterior. A mulher dele faz homeschool para seus cinco filhos e ele já deu palestra no congresso nacional sobre homeschool.
Vou dizer o que você me pediu.
Ele não mora mais no Brasil e talvez demore um pouco para responder.
Espero lhe ajudar entendo sua preocupação.
Abraço
Pedro Erik

Roberta Magacho disse...

Não tenho palavras para agradecer. Se puder ajudar, será incrível.Meus filhos atualmente tem 12, 11, 9 e 4 anos.

Pedro Erik Carneiro disse...

Mande seu email, Roberta. Eu não publicarei. Mandarei informações sobre homeschool e a resposta de meu amigo.
Abraço
Pedro Erik