segunda-feira, 19 de maio de 2014

O Islã permite escravização e sequestro de meninas?


O fato do Boko Haram sequestrar meninas na Nigéria e vendê-las como escravas foi demais até para alguns esquerdistas do Ocidente. Enquanto o grupo só matava cristãos (adultos ou crianças) durante missas ou mesmo em escolas, nada ocorria, mas as imagens de mães chorando por suas criança parece que ultrapassou os limites de alguns esquerdistas.Até Michelle Obama levantou um cartaz na internet dizendo salve nossas meninas na Nigéria.

Mas outros esquerdistas também aparecem para dizer que o Islã não sanciona as ações do Boko Haram. Geralmente quem diz isso não tem nenhuma formação para argumentar neste sentido, como Clara Power da revista Time. Também vemos que alguns muçulmanos estão com medo de perder o apoio da esquerda ateia no Ocidente, como é o caso de um conselheiro do parlamento iraniano que também disse que o Boko Haram não representa o Islã.

Bom, o ataque a infiéis certamente representa o Islã, há muitos versos no Alcorão que sustentam isso. Clara Power citou um verso para dizer que o Islã respeita os cristãos. Mas desde os tempos mais remotos filósofos do Islã, como Averroes ou Ibn Khaldun, dizem que os cristãos e judeu têm apenas duas opções: ou se convertem ou pagam uma taxa, por conta do está escrito no verso 9:29-30 do Alcorão:

Fight against such of those who have been given the Scripture as believe not in Allah nor the Last Day, and forbid not that which Allah hath forbidden by His messenger, and follow not the Religion of Truth, until they pay the tribute readily, being brought low. And the Jews say: Ezra is the son of Allah, and the Christians say: The Messiah is the son of Allah. That is their saying with their mouths. They imitate the saying of those who disbelieved of old. Allah (Himself) fighteth against them. How perverse are they!

(Lute contra aqueles que receberam a Escritura quando não acreditam em Alá nem no dia de julgamento, e não proíbem o que Alá e Maomé proibiram, e não seguem a Religião da Verdade, até que eles paguem um tributo e se humilhem. E os judeus dizem: Ezra é o filho de Alá, e os Cristãos dizem: O Messias é filho de Alá. Isto eles falam com a boca deles. Eles imitam aqueles que não crêem. Alá luta contra eles. Quão perversos eles são!).

Ver também outros versos, como 9:5, 2:190-193, 8:39, 5:73, 5:17, 4:95 ou 2:216. Cliquem no site Quran Browser para ver estas passagens do Alcorão em várias versões (em inglês).

Mas e o caso de escravização e sequestro de meninas?

Bom, o Islã permite casamento com até 4 mulheres, mas com qualquer número de escravas.

Verso 4:3.

"And if ye fear that ye will not deal fairly by the orphans, marry of the women, who seem good to you, two or three or four; and if ye fear that ye cannot do justice (to so many) then one (only) or (the captives) that your right hands possess."

(E se você tem receio de que não tratará de forma justa os órfãos, caswe com várias mulheres, que tem parecem boas, duas, três ou quatro, e se você tem receio de não pdoe fazer justiça para tantas mulheres, então se case com uma apenas ou tantas escravas quanto sua mão pode possuir).

Ver também reconhecimento de que os muçulmanos podem possuir mulheres e tantas escravas quanto "sua mão possa possuir" nos versos 4:24, 70:29-30.

Bom, a escravização de mulheres é aceita. E a escravização e casamento com meninas?

Maomé teve pelo menos 11 mulheres ao mesmo tempo (enquanto os muçulmanos podem ter no máximo 4) e um das mulheres de Maomé, chamada Aisha, tinha entre 6 e 9 anos quando se casou com Maomé.

Como os muçulmanos devem seguir o exemplo de Maomé, muitos países muçulmanos permitem o casamento com meninas.


(Agradeço a informação da Revista Time ao site Weasel Zippers. E a informação do conselheiro do parlamento do Irã ao site Jihad Watch).

Nenhum comentário: