quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Site Nasarean.Org: Ajudem os Cristãos do Iraque


O padre Benedict Kiely criou uma organização chamada Nasarean.org (www.nasarean.org) que procura ajudar os cristãos iraquianos e sírios. A organização  tem entre os patronos, para meu deleite, G.K. Chesterton, patrono deste blog.

Sensacional. Ajudem. Comprem braceletes Nazarenos ou pins. Vou comprar os meus braceletes.




O padre Kiely deu uma entrevista para o National Review Online, vou traduzir parte da entrevista abaixo, em azul:

Padre Benedict Kiely é pastor da Paróquia Santíssimo Sacramento em Stowe, Vermont., e diretor de educação continuada para o clero da diocese de Burlington. Ele também está muitisimmo  preocupado com seus irmãos e irmãs no Iraque e na Síria e iniciou um website - www.nasarean.org - vendendo pulseiras e alfinetes de lapela e ganchos do zíper com a letra árabe que designa "Nazareno", que o Estado Islâmico colocar nas casas dos cristãos. A letra se tornou um símbolo de solidariedade com os cristãos que foram expulsos de suas casas. Todas as receitas provenientes dos itens irão para os esforços de Ajuda à Igreja que Sofre para ajudar os cristãos por lá. Padre Kiely fala sobre a crise e o esforço Nasarean.org com o Kathryn Jean Lopez.

KATHRYN JEAN LOPEZ: Qual é a responsabilidade dos cristãos norte-americanos para os cristãos perseguidos no Iraque e na Síria e em outros lugares, hoje? 

PADRE BENEDICT KIELY:  A Escritura e a tradição constante da Igreja nos dizem que nós somos um só corpo. Quando uma parte do corpo sofre, todos nós estamos sofrendo. Isso não é um absurdo piedoso; ele vai para o coração do que significa ser um membro do corpo de Cristo. É muito fácil para nós, que estamos relativamente livres ter uma sensação de "longe da vista, longe do coração", mas quando vemos uma imagem de um irmão crucificado, ou ver um bebê cristão decapitado, ou ouvir os argumentos apaixonados dos bispos e padres da região, se as nossas consciências não ficam perturbadas, é quase certo que não estamos realmente comprometidos com a fé. Nossa responsabilidade é tripla: a oração - que não é um "último recurso", mas o primeiro recurso; segundo, o nosso próprio testemunho pessoal e testemunho público (por exemplo, usando os produtos que estamos promovendo); e, finalmente, a caridade - a apoiar ativamente os esforços de socorro e do processo político. 


LOPEZ: Porque é que este símbolo é tão importante? 

KIELY: O símbolo do árabe "N" - ou "Nun / meio-dia", é a primeira letra da palavra "Nasrani / Nasarean", um termo de desprezo para os cristãos - está sendo pintado nas casas de cristãos por parte dos islamitas, para identificar os cristãos, da mesma forma que os nazistas usaram a estrela de Davi para identificar os judeus. Como a cruz, o símbolo central do cristianismo, um objeto ou sinal de desprezo pode ser transformado em um sinal de esperança, solidariedade e apoio. Ele diz, simplesmente: "Estamos com você, rezando por você, e apoiamos vocês! 

LOPEZ: Qual é o espírito com que um distintivo de lapela ou pulseira deve ser usado? O que mais devemos fazer? 

KIELY: As pessoas se sentem impotentes. Uma das razões que eu comecei esta caridade foi que, depois de pregar um domingo sobre os nossos irmãos perseguidos, um sujeito se aproximou de mim - alguém envolvido no mundo das forças armadas - e disse: "Tudo muito bem pregar sobre isso - mas o que podemos realmente fazer "Usar os itens é um ato de testemunho? - a nossa solidariedade, oração e caridade é talvez pequena, mas importante. 

LOPEZ: Por que você está arrecadando dinheiro para a Ajuda à Igreja que Sofre? Como alguém pode ter certeza que o dinheiro vai para os cristãos que precisam de ajuda? 

KIELY: Essa é uma questão importante. Eu decidi que a melhor coisa a fazer seria ter todo o dinheiro que arrecadar com esse projeto ir diretamente para uma instituição de caridade com "botas no chão," Ajuda à Igreja que Sofre, que está em vigor desde o final do segunda Guerra Mundial. A Igreja é, ao mesmo tempo, tanto internacional e local. Ajuda à Igreja que Sofre está bem posicionada para garantir que os necessitados receberão a ajuda que precisam. 

LOPEZ: Você é um padre da paróquia. Como você se envolveu como uma fonte para alfinetes de lapela e pulseiras? Por que é importante para você estar fazendo isso? 

KIELY: Sim, eu sou apenas um pároco de uma pequena paróquia em Vermont, longe de todo esse horror. Contudo, o que vem acontecendo com os cristãos do Oriente Médio tem me incomodado há anos. Realmente não tem sido notado, apesar do fato de que os três últimos papas têm continuamente apontado para os desafios dramáticos cristãos têm sido enfrentados naquelas terras. No entanto, ao ouvir a notícia da queda de Mosul, e o fato de que a missa, que é celebrada lá por 1600 anos, não seria celebrada naquele fim de semana,  me atingiu como um raio. Eu estava fazendo minha caminhada diária - dizendo meu rosário, e tentando responder a essa pergunta do homem que perguntou: "O que podemos fazer?" - E ele veio até mim. Deve ser simples, barato, e envolvem o símbolo do "N." Árabe Através da grande ajuda de um par de meus paroquianos e um irmão sacerdote que tem ótimos contatos, conseguimos obter isso tudo instalado e funcionando dentro do espaço de algumas semanas.

---
Alem de Chersterton, os patronos são Nossa Senhora Saidnaya, São Charbel do Líbano e São Luis da França.

Rezemos pelo socorro deles aos cristãos que sofrem nas mãos islâmicas.

No site também tem um oração de São João Damasceno, um santo sírio que conheceu o Islã bem de perto.. Eu já falei dele aqui no blog, do que ele pensava sobre o Islã.

Aqui vai a oração, não vou traduzi-la.

Prayer to the Virgin, written by St. John of Damascus in the 7th Century:
"Thou, most blessed of women, let us not appeal to human intercession, but receive the prayer of Thy sons, for we are overwhelmed by all manner of persecutions. We have no other refuge but Thee. Thou, Queen of the World: Hope of Christians, do not forsake us, but choose that which is meet unto us. He that appeals unto Thee will never returned disappointed, pure Virgin, Mother of God; he that beseeched Thy grace will receive what is meet unto him."


(Agradeço o texto do National Review Online ao site New Advent)

2 comentários:

Lura do Grilo disse...

Não funciona o link ao nazaren.org

Pedro Erik Carneiro disse...

Obrigado por me alertar, caro Lura do Grilo.
O link é www.nasarean.org.
Corrigi.
Abraço
Pedro Erik