quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Dois Artigos: Igreja Católica nos Estados Unidos e Relação entre Igreja e Estado


Hoje li dois artigos bem interessantes.

O primeiro (do professor James Patterson) discute a formação católica feita nos Estados Unidos (seus teóricos: Carroll, Neuhaus, Novak, Sheen e Murray) frente à Declaração de Independência e frente ao liberalismo norte-americano. E ainda traz um debate sobre o atual momento de crise da Igreja nos Estados Unidos, com tantos escândalos de pedofilia por clérigos.

O segundo (de Edmundo Waldstein) traz três posições teóricas sobre a relação entre Igreja Católica e Estado dentro da diarquia do Papa Gelasius I: Integralismo (no qual o Estado deve se subordinar à Igreja), Augustinianismo (Igreja despreza o Estado, pois este é  "cidade dos homens") e Tomismo (que abre espaço para o Estado, e a Igreja seria soberana apenas sobre a consciência dos Indivíduos e por meio deles influenciaria o Estado).

Onde me posiciono? Humm...tenho muito dos três, não sei dizer, talvez dependa da circunstância. Os três têm nuances, não creio que Santo Agostinho nem São Tomás sejam aderentes radicais de nenhuma posição.

Recomendo a leitura dos dois artigos como fonte de debate e estudos comparativos.


2 comentários:

Isac disse...

Tudo indica a presença ostensiva de Satã nesse mundo de confusão total: ele estaria sob antropomorfismo e comandaria os governantes da atual Babel - se não for ele mesmo, como em Lula e asseclas - com o cada vez mais ritmado, implantado: quanto pior, melhor, o mesmo dos martelo e foice, seus teleguiados!
O tomismo é muito interessante!

Unknown disse...

Tomismo, com certeza.