sexta-feira, 23 de novembro de 2018

A Cobra, Adão e Eva, e a Teoria da Evolução


Para provar o Gênesis, que trata da criação do mundo e dos homens, é preciso que eu encontre um fóssil de uma cobra que fale e fósseis de um homem e de uma mulher que gerariam toda a humanidade?

Sobre a cobra que fala, claro que não precisamos encontrar um fóssil de uma cobra falante, o Gênesis faz parte do gênero figurativo, a cobra representa o maligno que estimula a escolha do  mal, representa a liberdade que Deus nos deu em escolher desafiar o próprio Criador (livre arbítrio), liberdade de escolher o mal, representar o desejo dos homens em serem deuses.

Quem não consegue entender que a Bíblia é formada por diferentes estilos literários não sabe ler a Bíblia, não sabe nem ler, é um analfabeto funcional.

E sobre Adão e Eva?

Bom, aí primeiro deve-se entender o que é o ser humano e o que é a alma. O ser humano não é apenas corpo, ele é corpo e alma. E a alma é formada de elemento material que permite as sensações e do elemento intelectual. A alma sobrevive sem o corpo. Mas o corpo humano sem alma perde tudo. Sem alma não temos um ser humano.

A Igreja Católica e a filosofia aristótélica e tomista defendem que a alma é criada por Deus, Adão e Eva possuem corpo e alma humana.

Adão e Eva não podem ser confundidos com a evolução do corpo humano, encontrada nas pesquisas arqueológicas.

Esse é apenas um resumo rasteiro desses assuntos baseado no que li em dois artigos:

1) Sobre a cobra, clique aqui;

2) Sobre Adão e Eva, bem mais complexo, clique aqui em um texto do filósofo Edward Feser.

Os dois textos estão em inglês. Leiam, vale muito à pena, para afastar muitas bobagens que é dita por aí.





Nenhum comentário: