quinta-feira, 29 de julho de 2021

A Corrupção Moral e Financeira na Igreja: Dois Cardeais


Finalmente, o laicizado ex-cardeal Theodore McCarrick, acusado por muitos, incluindo arcebispo Viganò, como pedófilo e abusador sexual de seminaristas, foi criminalmente acusado. Francisco era muito próximo de McCarrick o tinha nomeado para lidar com as questões chinesas. Foi avisado por Viganò em 2013 das tantas acusações contra McCarrick, mas Francisco não fez nada, até que em 2019, ficou impraticável para Francisco diante das acusações públicas contra McCarrick e ele foi laicizado. Mas o caso McCarrick não pega só Francisco, há muito se sabe dos crimes dele, São João Paulo II e Bento XVI muito provavelmente estavam cientes de muita coisa.

No vídeo, Dr. Marshall nos diz que ao laicizar McCarrick, Francisco se livrou de ter de julgá-lo, pois ele é o único que pode julgar cardeais. Isso também evitou as penalidades canônicas contra McCarrick. Francisco fez o mais fácil e menos problemático para ele: laicizou McCarrick.


Dr. Marshall documentou todo o caso McCarrick em seu livro Infiltration.

McCarrick foi arcebispo de Washington, vivia junto do poder, é comum ver fotos de McCarrick com Bush ou Obama (aliás, desconfio que está havendo uma limpa de fotos comprometedoras dele na internet, pois existe uma foto clássica de McCarrick nos jardins da Casa Branca com Obama, e não consegui achar de maneira nenhuma. Outro dia também fiquei muito tempo procurando um registro muito conhecido de Francisco, como cardeal Bergoglio na Argentina, celebrando missas junto pessoas vestidas de mickey mouse e não achei de maneira nenhuma).

 McCarrick é aquele tinha o mais alto cargo na hierarquia católica a ser acusado criminalmente por pedofilia nos EUA.



Cardeal Angelo Becciu começou a julgado nesta semana por gigantesca corrupção financeira com dinheiro dos fiéis. Consideram o julgamento dele o julgamento do século. Francisco era próximo dele, o nomeou para cargos, depois os retirou do cargo, retirou a capacidade dele como cardeal, depois fez oração junto com ele (sinalizando proximidade), depois se mostrou contra (em suma, atos peronistas de Francisco, aquelas ações confusas, que tem base para qualquer julgamento). O Cardeal Becciu se diz inocente e diz que continuará fiel a Francisco. Tem até mulher envolvida.

Rezemos. Que tudo veja a luz. Há muitos terríveis pecados escondidos em batinas.


3 comentários:

Adilson disse...

É de doer.

Vejamos.

Dr. Pedro, (ou quem se interessar) gostaria de suas observações aos seguintes questionamentos?

1- foi acusado criminalmente: isso significa que será julgado num tribunal civil? Ele poderá ser inocentado? Ora, o homem conta com mais de 91 anos. Ele ainda poderá ir pra prisão nessa idade?

2- Se ele foi laicizado, significa que ele foi literalmente EXPULSO da Igreja apenas como Cardeal? Nesse caso, ele volta a ser um simples leigo?

3- li que ele foi acusado pelo abuso sexual de um adolescente de 16 anos: um rapaz já grande. Então fica a questão: e quanto aos inúmeros outros abusos?

4- Por que só McCarrick?

5- Caso ele seja REALMENTE condenado, qual serão os resultados práticos e visíveis para as sociedades civis e para a Igreja?

6- COnsiderando que McCarrick tinha realmente estreitos laços sociais e políticos com grandes autoridades e até mesmo comunidades macabras, não é de se esperar que muita gente vem, no ditado popular, mexendo a massa, pra que ele seja inocentando ou o julgamento seja conduzido lentamente até que desapareça do domínio público? (lembremos: atualmente o caso McCarrick PRATICAMENTE está fora da grande imprensa aqui no Brasil, e até mesmo em incontáveis países)

5- Havia alguma autoridade superior ou de igual nível clerical a ele que escaparam de acusação, uma vez que tinha certo poder, proximidade e legitimidade para impedir que McCarrick cometesse seus crimes?

De qualquer forma, sinto mais motivações para rezar pelo clero, incluindo os papas, pois, sinceramente: só de lembrar do que eles hão de prestar contas a Deus sindo-me confortado em não estar na pele deles. Foram, e tem sido, muitos os escândalos tenebrosos.

Abraço.

Horácio Ramalho disse...

Saudações Professor Pedro. Caro Adílson, praticamente não conheço o sistema judicial dos EUA e já deixei claro outras vezes que o mesmo se dá sobre as Escrituras, a Tradição e o Magistério perene da Santa Igreja.
Isto posto, tenho como opinião sobre alguns de seus questionamentos:
1. Acredito que ele será julgado por um tribunal civil, dificilmente será inocentado, mas por causa da idade, talvez fique na área médica de alguma prisão de segurança média ou mínima, mas podem ocorrer reviravoltas.
2. Creio que ele foi realmente transformado em um leigo, assim como nós, perdendo todos os direitos, privilégios e prerrogativas do múnus episcopal e do título cardinalício.
3. Penso que em praticamente todos os sistemas judiciais, é necessária a provocação da justiça por parte de alguém. Portanto, muitos dos casos ficarão somente nos corações das vítimas e no conhecimento de Deus.
4. A resposta anterior serve para esta pergunta também, fora o possível acobertamento de vários casos, que penso ter acontecido.
5. Enquanto a questão for tratada de acordo com os "meios humanos", dependerá da ideologia de cada Pontífice, no que tange à agirem pela "carne e o sangue". São Pedro Damião já mostrou como corrigir estes erros, basta os atuais prelados abraçarem esta tradição.
6. As respostas 4 e 5 podem servir para esta pergunta também, creio eu.
7. Infelizmente, essa resposta parece seguir o caminho das anteriores. Pois se por enquanto apenas McCarrick está sendo julgado, isso acendeu o sinal vermelho para muitos criminosos travestidos de sacerdotes, obrigando-os a fazer tudo o que podem para esconder rastros de seus crimes terríveis. Mas como nada fica escondido de Deus, de acordo com a Sua divina vontade, cada um desses receberá a sua recompensa.

Espero ter ajudado! Lembrando que é apenas a minha opinião. Continuemos rezando para que o Senhor envie mais e melhores operários para a sua vinha.

Isac disse...

Tenho a crer que essas tramóias de aparelhar e engendrar numa celeuma total ideológica provenha da maçonaria; afinal, a Maçonaria Eclesiástica foi denunciada até pelo famoso exorcista Pe G Amorth e D Manuel Pestana, considerado o apologista tupiniquim, incomparável, chamando à atenção até do pres da CNBB à época D Luciano Mendes de Almeida, o qual teria sido considerado socialista por não chamar atenção dos PCs que grassavam no Brasil, especialmente o endiabrado stalinista PT e o PSDB, socialista, mais brando, sem militância agressiva como do anterior golpista PTaloprado, embora ambos farinhas do mesmo saco, 2 lâminas da mesma tesoura - cada qual atuava num front diferente, todavia no mesmo objetivo: comunizar o Brasil - logo a terra da Santa Cruz - que tarefa difícil!