domingo, 4 de julho de 2021

Quem é Francisco? Marcion ou Terror em Suspense?



Recentemente, eu li um artigo interessante de John Zmirak, argumentando que Francisco não pode ser anticristo, "porque ele não engana ninguém", pois todo mundo sabe que ele pensa de forma herética, e todo mundo sabe que ele não é confiável. Um anticristo tem de ser muito inteligente, enganar "até os eleitos", Francisco não teria nem QI suficiente para ser isso, para Zmirak.

Para Zmirak, Francisco se assemelha mais com um grande herético da história: Marcion.

Marcion, que nasceu por volta do ano 110, era riquíssimo para sua época e filho de bispo. Ele quis simplificar, diante da complexidade de Cristo como Deus, filho de Deus, homem, judeu e previsto no Antigo Testamento. Ele, então, rasgou o Velho Testamento e muitas partes do Novo Testamento, jogou fora Deus, e disse que Jesus era filho de outro deus, um "deus bom".

Assim como Marcion, Francisco não se importa de pregar uma religião que não é religião católica.

Interessante, que Zmirak resolveu perguntar quem é Francisco a um jornalista da Church Militant, chamado Jules Gomes, que é ex-pastor anglicano e com ótima formação teológica na Univesidade de Cambridge.

Gomes disse que Francisco lhe lembra uma dica de um livro sobre como manter o poder. O livro se chama The 48 Laws of Power de Robert Greene, que é realmente um clássico, algo assim como maquiavelismo moderno.

Francisco agiria da forma a "manter terror em suspense". Essa forma ajuda a manter o poder, pois as pessoas não conseguem definir direito o líder para tomar a decisão de afastá-lo. 

Isto é, ele age de uma maneira que sinaliza um pensamento, depois age ao contrário. Age em favor dos gays em atos e palavras, mas aí permite que o Vaticano faça uma nota contra o casamento gay, para depois dizer para gays que foi contra isso. 

Bom, eu acho que Zmirak está mais próximo da verdade. 

O fato de Francisco agir como "terror em suspense" vem do simples o fato dele ser um argentino, cujo povo é extremamente político, no sentido, de que político não tem ideologia para não prejudicar seu futuro político, e daí sempre procura surfar em qualquer onda. Além disso, Francisco é adepto de Péron, que era comunista de manhã e anticomunista à tarde. Francisco pode ser visto na história como apoiando a ditadura na Argentina ou apoiando comunistas na Argentina. Assim, traição a pessoas que estão a sua volta é muito comum.

Confusão é a norma de Francisco, assim como confusão é a norma do peronismo, é o normal, o bua (business as usual) de um argentino. 

Mas devemos ver um papa pelo aspecto teológico e acho que Francisco realmente só engana quem quer ser enganado e ele tem claramente essa vontade de criar um novo cristo, uma nova igreja, bem mais mundana, destruindo o que é verdadeiramente Cristo e sua Igreja.

Infelizmente.

Rezemos.


3 comentários:

Isac disse...

A dúplex Folha de São Paulo parece-se similar aos argentinos e com alguns políticos brasileiros - falecidos ou vivos, estilo Álvaro Maciel - dão-se bem com qualquer vencedor, e os argentinos parecem ter assimilado no âmago d'alma esse espírito dualista - dançamos conforme a música, assim procedia Perón!
Concernente ao herético Marcion, nós instruídos pelo sábio D Viganò acerca do papa Francisco, comparativamente, concluir-se-ia, embora de formas diferenciadas, embora estejamos nos tempos do relativismo e das ideologias niilistas com novos desafios e comportaria-se semelhantemente a Marcion!
Se seria o anticristo - de forma alguma - pois sua irritabilidade em certos momentos e inconstância fazem-no suspeito de sê-lo, porque seu esplendor sedutor desvaneceu-se há anos!
Nessa roda também entra o irascível e irredutível Lutero!

Isac disse...

CARTA DO PAPA FRANCISCO AO PE JAMES MARTIN.
O texto completo da carta está abaixo:

Querido irmão,

Obrigado pelo teu e-mail e pelas fotos. Agradece ao teu sobrinho pela sua bondade para comigo e por ter escolhido o nome de Francisco... E felicita-o pelas meias... Me fizeram rir. Diz-lhe que rezo por ele e que, por favor, o faça por mim.

Com respeito ao teu P.S. [sobre o congresso de pastoral LGBT Outreach], quero te agradecer pelo teu zelo pastoral e tua capacidade de estar perto das pessoas, com aquela proximidade que Jesus tinha e que reflete a proximidade de Deus. Nosso Pai do Céu se aproxima com amor de cada um de seus filhos, de todos e de cada um. Seu coração está aberto para todos e para cada um. Ele é Pai. O ‘estilo’ de Deus tem três traços: proximidade, compaixão e ternura. É assim que ele se aproxima de cada um de nós.

Pensando no teu trabalho pastoral, vejo que tu buscas continuamente imitar esse estilo de Deus. És sacerdote para todos e todas, assim como Deus é Pai de todos e todas. Rezo por ti, para que continues assim, sendo próximo, compassivo e com muita ternura.

E rezo pelos teus fiéis, teus ‘paroquianos’, todos aqueles a quem o Senhor coloca [no teu caminho] para os cuides, os protejas, os faças crescer no amor de nosso Senhor Jesus Cristo.

Por favor, não te esqueças de rezar por mim. Que Jesus te abençoe e a Virgem Santa te cuide.

Fraternalmente,

Francisco

Será que desistiu de assinar, como todos os papas, referindo-se a si como tal, em quaisquer missivas?
Extraído do TL - IHU-Unisinos, lá constando-a à mão, em espanhol, praticamente ilegível.

Unknown disse...

Papa francisco não engana ninguém! Engana a muitos católicos digo que mais de 90% que creem que ele é um homem de grande coração que ama os pobres. Um grande homem de Deus que a crítica a ele é perseguição injustificável. A maioria dos católicos mais de 90% creio eu totalmente ignorantes sobre o que se passa na Igreja. Segundo a visão de santos e leituras exegéticas o anticristo é aquele que é contra Cristo. Francisco pode ser o primeiro. Talvez não, dos papas da era moderna a ser o anticristo. Ele engana a muitos e nega a fé. Um anticristo perfeito.