quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Vídeo Inédito: Judeus na Polônia em 1938 (1 Ano Antes da Invasão Nazista).


Na cidade que foi filmado, havia 3 mil judeus, só 80 escaparam do Holocausto.

Vejam abaixo a explicação do filme feita pelo site Aleteia, traduzida. 

"Um curta-metragem com imagens reais do bairro judeu de uma cidade polonesa, um ano antes da invasão nazista, inspirou um novo documentário a ser lançado nos EUA ainda este ano.

Glenn Kurtz descobriu o filme caseiro em 2009, enquanto visitava a casa de seus pais na Flórida. Enfiado no fundo de um armário havia uma lata de filme intitulada “Nossa viagem à Holanda, Bélgica, Polônia, Suíça, França e Inglaterra 1938”.

O filme colorido de 16 milímetros foi feito por seu avô, David Kurtz, durante as férias na Europa, pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial. A família de Kurtz emigrou para os EUA da Polônia na década de 1890.

O filme, que o Museu Memorial do Holocausto dos EUA restaurou e colocou em seu site, é um retrato da vida que existia antes da guerra. Ajuda a manter viva a memória dos 6 milhões de judeus europeus mortos no Holocausto.

Filmado no bairro judeu da cidade de Nasielsk, no centro da Polônia, o filme captura um momento de grande emoção – a visita de um americano com uma câmera de cinema.

Há uma grande comoção quando as pessoas parecem estar correndo para as ruas e se debruçando nas janelas para ver o que está acontecendo. Alguns sorriem timidamente, alguns riem da maravilha de serem filmados.

Uma adolescente tenta controlar um exuberante irmão mais novo disputando para estar no filme.

Outro menino mostra a língua.

Uma jovem para e olha diretamente para a câmera enquanto uma multidão sai de uma sinagoga. O filme colorido dá vida à cena, e sua expressão e gestos são tão familiares, tão modernos e tão comoventes.

Um ano depois que essas cenas foram filmadas, os nazistas invadiram a Polônia e os judeus da cidade foram presos e deportados para o campo de extermínio de Treblinka. De acordo com o Museu Memorial do Holocausto dos EUA, apenas 80 dos 3.000 judeus que viviam em Nasielsk em 1939 sobreviveram à guerra.

O curta-metragem agora foi transformado em um documentário de 70 minutos criado pela cineasta holandesa Bianca Stiger e narrado por Helena Bonham Carter e o sobrevivente do Holocausto Maurice Chandler.

Agora com 90 anos, Chandler cresceu em Nasielsk e é um dos adolescentes sorridentes vistos no filme. De acordo com um artigo sobre o filme no New York Times, sua neta em Detroit o reconheceu quando viu o filme no site do Museu do Holocausto.

Intitulado Three Minutes: A Lengthening, o filme estreou no Festival de Cinema de Veneza em setembro de 2021 e deve ser lançado nos Estados Unidos em algum momento de 2022."



Nenhum comentário: