sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Anthony Esolen: Cultura Saudável vs. Cultura Doente

Li excelente artigo de Anthony Esolen, no qual ele diagnostica o "câncer" que se alastrou e domina a cultura ocidental. Dentro do artigo há trechos simplesmente espetaculares.

Vou traduzir só esses trechos. Leiam todo o artigo na página do Crisis Magazine

Vejamos os trechos que mais gostei:

"A diferença entre uma cultura saudável e uma cultura doente não é que a primeira esteja cheia de santos e a segunda esteja cheia de demônios. É que a cultura saudável ergue muros altos contra o mal e dirige conscientemente seus jovens para o que é bom e nobre, fiel e puro, enquanto a cultura doente dificilmente ergue muros e, pior do que deixar de dirigir os jovens, empurra  participação na maldade as últimas almas que são por natureza mais avessas a ela.

Em uma cultura saudável, o perigo é o farisaísmo do tipo óbvio: você despreza aqueles que caíram. Em uma cultura doente, o farisaísmo é mais comum e de tipo latente: você despreza aqueles que não caíram. Na cultura saudável, as pessoas decentes evitam o perigo do farisaísmo, lembrando-se de seus pecados e lembrando-se de quando se barbearam. “Lá, exceto pela graça de Deus, vou”, dizem eles; e eles querem dizer isso. Mas esse sério exame de consciência não está disponível em uma cultura doente. O fariseu na cultura doente, oprimido por uma má consciência, deve submeter os inocentes ao desprezo. A miséria exige companhia. O pecado exige espalhar a tristeza por aí.

Uma cultura saudável pode gerar um câncer latente aqui ou ali; uma cultura doente é cancerosa por toda parte, com apenas um posto avançado de sanidade aqui ou ali. Na cultura saudável, o menino caminha até a menina e, desajeitado e nervoso, pede a ela a próxima dança. Na cultura doentia, a menina exige um vídeo nu do menino, e porque ele não quer parecer um idiota metido, porque ele quer ser como todo mundo, ele obedece.

E damos de ombros. É assim que as coisas são, como o clima. Nós nos acostumamos com isso. Em uma cultura saudável, essa escola seria fechada pelas autoridades, como se fosse um centro nervoso para o comércio de heroína, e só reabriria depois de ser limpa e colocada sob nova administração. Digo isso não como um conservador, mas apenas como um ser humano que quer promover o casamento e proteger, na medida do possível, a sagrada inocência dos jovens."



Um comentário:

Anônimo disse...

Não sei se é do seu conhecimento mas, isto é mais uma do papa chico! Saudações.

https://backtojerusalem.com/one-world-religion-headquarters-set-to-open-next-year/