quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Minha Explicação para a Marolinha Vermelha nos EUA. It is the Soul, Stupid.

Nos EUA,  em geral, o partido do presidente leva uma surra nas eleições de deputados e senadores que ocorre no meio do mandato. Mas Biden poderá dizer que quando ele está no poder ele sofreu menos derrotas do que as duas maiores estrelas do partido dele: Obama e Clinton. 

O que houve? Uma vez que Biden está claramente senil, não parece estar governando nada,  a inflação está altíssima e os índices de criminalidade do país estão terríveis como nunca

Basicamente  todo mundo, da esquerda e da direita, previa uma "onda vermelha" (onda da direita, pois lá o vermelho é da direita). Mas a onda foi só uma marolinha. 

A direita (partido republicano, partido de Trump) deve dominar a Câmara dos Deputados com uns 15 deputados a mais e ainda, quando escrevo, luta para conseguir mais 2 senadores dos 4 que faltam ser eleitos para ver se consegue dominar o senado por um senador.

Para o senado, uma eleição impressionante para a esquerda foi a vitória de John Fetterman. O cara nitidamente está mais perturbado mentalmente que Biden (procurem vídeos dele no Youtube). Ele não consegue falar coisa com coisa. Assisti-lo falando é um teste para os nervos. Já se especula como alguém assim pode ser eleito (ganhou com 49% contra 48% dos votos). O que há com os eleitores?

Em relação aos governadores que foram eleitos, a esquerda elegeu um a mais. E no momento, Kari Lake, uma candidata do Arizona da direita, luta voto a voto para tirar a esquerda do poder (estava 50% a 49% para a esquerda com 66% dos votos contados a última vez que vi). 

O que foi ótimo para a direita foi a vitória na Flórida. Lá a direita ganhou tudo e Flórida é muito importante para eleição presidencial

Hoje, li alguns especialistas tentando explicar a marolinha. Um deles, escrito por Roger Kimball, foi honesto, disse

"Como então explicar o que aconteceu? Eu francamente não sei. Robert Bork, citando o juiz Antonin Scalia, intitulou um de seus livros "Um país que não reconheço". Talvez seja um ponto de partida. Talvez os americanos não se importem mais com a prosperidade, a integridade das fronteiras, a segurança física ou o cultivo das virtudes burguesas tradicionais. Talvez eles tenham se inscrito em massa para a agenda woke do politicamente correto e da conformidade socialista. Não sei."

Outro texto tentou trazer várias explicações: Os republicanos estavam muito confiantes e os eleitores não foram votar porque achavam que já estava ganho (voto lá é voluntário); o fato da suprema corte ter ido contra o aborto, fez as mulheres votarem pela esquerda em defesa do aborto; a ideia de que haveria uma onda vermelha fez os esquerdistas se levantar para salvar o partido; o pessoal conservador do partido Republicano é sacaneado pelo próprio partido, que manda menos dinheiro para as campanhas deles; foi a mídia que apoia muito as esquerdas; pode ser o fim da era Trump (mesmo que a imensa maioria que ele apoiou foi eleito. Trump fala que perdeu apenas 9 e elegeu 174); ou foi Biden que  mudou o conceito de cidadão para permitir que mais imigrantes ilegais votem (Biden mantém segredo como isso foi feito). Além de acusações de fraudes em votação.

Mas eu acho que basicamente essa explicações erram a coisa mais central: alma.

O que quero dizer é que anteriormente nos EUA, os dois principais partidos políticos de esquerda e direita eram bem mais semelhantes em termos teológicos. Todos defendiam os EUA, eram a favor do casamento tradicional, defendiam os militares e armas; e os dois partidos tinham boa parte de gente que era contra o aborto.

Essa semelhança acabou totalmente. Para mim, o culpado desse racha foi Obama. Ele radicalizou totalmente o partido Democrata. Os chamados "Blue dogs", pessoas de esquerda que eram socialmente conservadores acabaram, foram eliminados do partido Democrata. Obama é a favor  que a criança seja deixada para morrer de inanição se a criança consegue sobreviver a tentativa de aborto.

Aquele lema que elegeu Bill Clinton: "it is the economy, stupid". Não serve mais. A economia não explica mais os votos. Mesmo porque os gastos públicos que chegam de graça aos cidadãos nunca foram tantos, com vários programas de bem-estar social. Isso também é uma questão de alma, o valor ético do trabalho está muito em baixa atualmente (quantos adultos moram com seus pais atualmente?).  

Estamos em uma briga pela a alma das pessoas. Nessa luta teológica, o certo, a verdade, muito dificilmente terá maioria, pois, Ele disse "a porta é estreita".

Hoje se luta pelas almas. Como vencer isso? Não sei, grande parte das pessoas só abandona o pecado depois de muito apanhar.

Isso ocorre no Brasil também? Sim, ocorre. Não adianta você falar que deixou superávit primário ou a economia crescendo.

Em todo caso, vamos à luta, precisamos manter nossa alma íntegra, a alma de nossa família íntegra e lutemos pela alma da sociedade.



2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Pedro,

Concordo com vossa análise. Realmente vivemos uma guerra pelas almas, principalmente por nossas crianças.

Que Nossa Senhora, Rainha dos Anjos, e os Santos Anjos nos ajudem nessa batalha.

Viva Cristo Rei!

Emanoel

Pedro Erik Carneiro disse...

Viva Cristo Rei!

Abraço, caríssimo Emanoel.