segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Cardeal Sarah diz NÃO a Francisco e Agradece às Igrejas da África

 


O cardeal Sarah em sua Mensagem de Natal disse que não se pode aceitar a bênção a casais homossexuais, chamou de escândalo contra a fé essa bênção e agradeceu especialmente às conferências de bispos da África por se levantarem ontra a declaração Fiducia Supplicans de Francisco.

Traduzo abaixo a Mensagem de Natal do cardeal Sarah

 MENSAGEM DE NATAL

 por cardeal Robert Sarah

 Roma, 6 de janeiro de 2024, festa da Epifania do Senhor

 No Natal, o Príncipe da Paz tornou-se homem para nós.  A todo homem de boa vontade ele traz a paz que vem do Céu.  “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz, mas não a dou como o mundo” (João 14:27).  A paz que Jesus nos traz não é uma nuvem vazia, não é a paz mundana que muitas vezes é apenas um compromisso ambíguo, negociado entre os interesses e as mentiras de cada pessoa.  A paz de Deus é a verdade.  “A verdade é a força da paz porque revela e realiza a unidade do homem com Deus, consigo mesmo, com os outros.  A verdade fortalece a paz e constrói a paz”, ensinou São João Paulo II [1].  A Verdade encarnada veio habitar entre os homens.  Sua luz não perturba.  A sua palavra não semeia confusão e desordem, mas revela a realidade de todas as coisas.  Ele É a verdade e, portanto, é um “sinal de contradição” e “revela os pensamentos de muitos corações” (Lucas 2:34).

 A verdade é a primeira das misericórdias que Jesus oferece ao pecador.  Seremos nós, por nossa vez, capazes de fazer uma obra de misericórdia na verdade?  É grande o risco de procurarmos a paz mundial, uma popularidade mundana que se compra ao preço da mentira, da ambiguidade e do silêncio cúmplice.

 Esta paz mundial é falsa e superficial.  Porque mentiras, compromissos e confusões geram divisão, suspeita e guerra entre irmãos.  O Papa Francisco recordou isto recentemente: “Diabo significa “divisor”.  O diabo sempre quer criar divisão.  » [2] O diabo divide porque “não há verdade nele: quando fala mentira, fala do seu próprio coração, porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8, 44).

 Precisamente, a confusão, a falta de clareza, a verdade e a divisão perturbaram e obscureceram a celebração do Natal deste ano.  Alguns meios de comunicação afirmam que a Igreja Católica incentiva a bênção das uniões entre pessoas do mesmo sexo.  Eles mentem.  Eles fazem o trabalho do divisor.  Alguns bispos vão na mesma direção, semeiam a dúvida e o escândalo nas almas da fé, pretendendo abençoar as uniões homossexuais como se fossem legítimas, em conformidade com a natureza criada por Deus, como se pudessem levar à santidade e à felicidade humana.  Só geram erros, escândalos, dúvidas e decepções.  Estes Bispos ignoram ou esquecem a severa advertência de Jesus contra aqueles que escandalizam os pequenos: «Se alguém escandalizar um destes pequeninos que acreditam em mim, seria melhor que lhe pendurassem uma pedra de moinho no pescoço e o lançassem na profundezas do mar” (Mt 18,6).  Uma recente declaração do Dicastério para a Doutrina da Fé, publicada com a aprovação do Papa Francisco, não conseguiu corrigir estes erros e criar a verdade.  Além disso, através da sua falta de clareza, apenas ampliou a confusão que reina nos corações e alguns até se aproveitaram dela para apoiar a sua tentativa de manipulação.

 O que podemos fazer diante da confusão que o divisor semeou dentro da Igreja?  : “Não discutimos com o diabo!  -disse o Papa Francisco.  Não negociamos, não dialogamos;  você não o derrota negociando com ele.  Derrotamos o diabo confrontando-o com fé na Palavra divina.  Assim, Jesus nos ensina a defender a unidade com Deus e entre nós contra os ataques do divisor.  A Palavra divina é a resposta de Jesus à tentação do diabo.  » [3] Na lógica deste ensinamento do Papa Francisco, nós também não discutimos com o divisor.  Não entremos em discussão com a Declaração “Fiducia supplicans”, nem com as diversas reações que vimos multiplicar-se. Basta respondermos com a Palavra de Deus e com o Magistério e com o ensinamento tradicional da Igreja.

Para manter a paz e a unidade na verdade, ousemos recusar discutir com o divisor, ousemos responder à confusão com a palavra de Deus. Pois “viver, de fato, é a palavra de Deus, eficaz e mais incisiva do que qualquer espada de dois gumes, penetra até a divisão da alma e do espírito, das juntas e medulas, pode julgar os sentimentos e pensamentos do coração” (Hb 4:12).

Como Jesus diante da mulher samaritana, ousemos dizer a verdade. “Você tem razão em dizer: não tenho marido porque você teve cinco maridos e o que você tem agora não é seu marido. Nisto você fala a verdade. » (João 4, 18) O que você deve dizer às pessoas envolvidas em uniões homossexuais? Como Jesus, ousemos a primeira das misericórdias: a verdade objetiva das ações.

Com o Catecismo da Igreja Católica (2357), podemos, portanto, afirmar: “A homossexualidade designa as relações entre homens ou mulheres que experimentam uma atração sexual exclusiva ou predominante por pessoas do mesmo sexo. Assume formas muito variáveis ​​ao longo dos séculos e das culturas. A sua génese psicológica permanece em grande parte inexplicada. Baseando-se na Sagrada Escritura, que os apresenta como depravações graves (cf. Gn 19, 1-29; Rm 1, 24-27; 1 Cor 6, 10; 1 Tm 1, 10), a Tradição sempre declarou que “os actos de a homossexualidade são intrinsecamente desordenadas” (CDF, ​​​​decl. “Persona humana” 8). Eles são contrários à lei natural. Fecham o ato sexual ao dom da vida. Não provêm de uma verdadeira complementaridade emocional e sexual. Eles não podem receber aprovação em nenhuma circunstância. »

Qualquer abordagem pastoral que não recorde esta verdade objetiva fracassará na primeira obra de misericórdia que é o dom da verdade. Esta objectividade da verdade não é contrária à atenção dada à intenção subjectiva das pessoas. Mas há que recordar aqui o ensinamento magistral e definitivo de São João Paulo II:

“É apropriado considerar cuidadosamente a relação exata que existe entre a liberdade e a natureza humana e, em particular, o lugar do corpo humano do ponto de vista da lei natural. (…)

“A pessoa, compreendendo o seu corpo, confia-se inteiramente a si mesma, e é na unidade da alma e do corpo que é sujeito dos seus atos morais. Graças à luz da razão e ao apoio da virtude, a pessoa descobre no seu corpo os sinais de alerta, a expressão e a promessa do dom de si, em conformidade com o sábio desígnio do Criador. (…)

“Uma doutrina que dissocia o ato moral das dimensões corporais do seu exercício é contrária aos ensinamentos da Sagrada Escritura e da Tradição: tal doutrina revive, em novas formas, certos erros antigos que a Igreja sempre combateu, porque reduzem a capacidade humana pessoa a uma liberdade “espiritual” puramente formal. Esta redução ignora o significado moral do corpo e dos comportamentos a ele associados (cf. 1 Cor 6,19). O Apóstolo Paulo declara que “nem os fornicadores, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os imorais, nem os imoralistas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os extorsores herdarão o Reino de Deus” (1 Cor 6 :9-10). Esta condenação, formalmente expressa pelo Concílio de Trento, coloca entre os “pecados mortais”, ou “práticas infames”, certos comportamentos específicos cuja aceitação voluntária impede os crentes de participarem na herança prometida. Com efeito, o corpo e a alma são inseparáveis: na pessoa, no agente voluntário e no ato deliberado, permanecem ou perdem-se juntos. » (“Veritatis esplendor” 48-49)

Mas um discípulo de Jesus não pode parar aí. Diante da mulher adúltera, Jesus opera o perdão na verdade: “Eu também não te condeno, vai e não peques mais. » (João 8, 11) Oferece um caminho de conversão, de vida na verdade.

A Declaração “Fiducia supplicans” escreve que a bênção se destina antes às pessoas que “pedem que tudo o que há de verdadeiro, bom e humanamente valioso em suas vidas e em seus relacionamentos seja investido, curado e elevado pela presença do Espírito Santo” ( nº 31). Mas o que há de bom, verdadeiro e humanamente válido numa relação homossexual, definida pelas Sagradas Escrituras e pela Tradição como uma depravação grave e “intrinsecamente desordenada”? Como pode tal escrito corresponder ao Livro da Sabedoria que afirma: “Pensamentos perturbados afastam-se de Deus, e o Poder, quando testado, confunde os tolos”. Não, a Sabedoria não entra numa alma má, não habita num corpo dependente do pecado. Porque o Espírito Santo, Mestre, foge do engano” (Sb 1,3-5). A única coisa a pedir às pessoas que estão em um relacionamento não natural é que se convertam e se conformem à Palavra de Deus.

Com o Catecismo da Igreja Católica (2358-2359), podemos esclarecer ainda mais dizendo: “Um número significativo de homens e mulheres apresenta tendências homossexuais fundamentais. Esta propensão, objetivamente desordenada, constitui um desafio para a maioria deles. Eles devem ser recebidos com respeito, compaixão e sensibilidade. Qualquer forma de discriminação injusta será evitada contra eles. Estas pessoas são chamadas a cumprir a vontade de Deus nas suas vidas e, se forem cristãs, a unir ao sacrifício da cruz do Senhor as dificuldades que possam encontrar devido à sua condição. Os homossexuais são chamados à castidade. Através das virtudes da mestria, que educam a liberdade interior, às vezes através do apoio de uma amizade desinteressada, através da oração e da graça sacramental, podem e devem aproximar-se, gradual e resolutamente, da perfeição cristã. »

Como recordou Bento XVI, “como seres humanos, os homossexuais merecem respeito (…); eles não devem ser rejeitados por causa disso. O respeito pelo ser humano é absolutamente fundamental e decisivo. Mas isso não significa que a homossexualidade seja certa. Continua sendo algo radicalmente oposto à própria essência daquilo que Deus originalmente queria. »

A Palavra de Deus transmitida pela Sagrada Escritura e pela Tradição é, portanto, o único fundamento sólido, o único fundamento de verdade sobre o qual cada Conferência Episcopal deve ser capaz de construir um ministério pastoral de misericórdia e de verdade para com os homossexuais. O Catecismo da Igreja Católica oferece-nos uma síntese poderosa, responde ao desejo do Concílio Vaticano II “de levar todos os homens, através do resplendor da verdade do Evangelho, a procurar e receber o amor de Cristo que está acima de tudo . » [4]

Devo agradecer às Conferências Episcopais que já realizaram esta obra de verdade, em particular as dos Camarões, do Chade, da Nigéria, etc., cujas decisões e firme oposição à Declaração “Fiducia supplicans” partilho e subscrevo. Devemos encorajar outras Conferências Episcopais nacionais ou regionais e cada bispo a fazer o mesmo. Ao fazê-lo, não nos opomos ao Papa Francisco, mas opomo-nos firme e radicalmente a uma heresia que mina gravemente a Igreja, Corpo de Cristo, porque é contrária à fé e à tradição católica.

Bento XVI sublinhou que “a noção de “casamento homossexual” está em contradição com todas as culturas da humanidade que se sucederam até hoje e, portanto, significa uma revolução cultural que se opõe a toda a tradição da humanidade até hoje”. Acredito que a Igreja Africana está muito consciente disto. Ela não esquece a missão essencial que os últimos Papas lhe confiaram. O Papa Paulo VI, dirigindo-se aos Bispos africanos reunidos em Kampala em 1969, declarou: “Nova Patria Christi África: A Nova Pátria de Cristo é África”. O Papa Bento XVI confiou, em duas ocasiões, à África uma enorme missão: a de ser o pulmão espiritual da humanidade devido às incríveis riquezas humanas e espirituais dos seus filhos e das suas culturas. Disse na homilia de 4 de Outubro de 2009: “A África representa um imenso “pulmão” espiritual para uma humanidade que parece estar em crise de fé e de esperança. Mas esse “pulmão” também pode adoecer. E, neste momento, pelo menos duas patologias perigosas atacam-no: sobretudo, uma doença já difundida no mundo ocidental, nomeadamente o materialismo prático, associado ao pensamento relativista e niilista […] O chamado “primeiro” mundo tem por vezes exportou e continua exportando resíduos espirituais tóxicos que contaminam as populações de outros continentes, incluindo as populações africanas” [5].

João Paulo II lembrou aos africanos que devem participar no sofrimento e na paixão de Cristo pela salvação da humanidade, “porque o nome de cada africano está inscrito nas palmas crucificadas de Cristo” [6].

A sua missão providencial hoje é talvez lembrar ao Ocidente que o homem não é nada sem a mulher, a mulher não é nada sem o homem e ambos nada são sem este terceiro elemento que é a criança. São Paulo VI sublinhou “a contribuição insubstituível dos valores tradicionais deste continente: a visão espiritual da vida, o respeito pela dignidade humana, o sentido de família e de comunidade” (“Africae terrarum” 8-12). A Igreja em África vive desta herança. Por causa de Cristo e pela fidelidade ao seu ensinamento e à sua lição de vida, é-lhe impossível aceitar ideologias desumanas promovidas por um Ocidente descristianizado e decadente.

A África tem uma profunda consciência do necessário respeito pela natureza criada por Deus. Não se trata de abertura de espírito e de progresso social, como afirmam os meios de comunicação ocidentais. É uma questão de saber se os nossos corpos sexuais são uma dádiva de sabedoria do Criador ou uma realidade sem sentido, até mesmo artificial. Mas aqui novamente Bento XVI nos adverte: “Quando renunciamos à ideia da criação, renunciamos à grandeza do homem. » A Igreja da África defendeu vigorosamente a dignidade dos homens e mulheres criados por Deus no último sínodo. A sua voz é frequentemente ignorada, desprezada ou considerada excessiva por aqueles cuja única obsessão é agradar aos lobbies ocidentais.

A Igreja da África é a voz dos pobres, dos simples e dos pequenos. É responsável por proclamar a Palavra de Deus aos cristãos ocidentais que, por serem ricos, dotados de múltiplas competências em filosofia, ciências teológicas, bíblicas e canónicas, se consideram evoluídos, modernos e sábios na sabedoria do mundo. Mas “a loucura de Deus é mais sábia que os homens” (1Cor 1,25). Não é portanto surpreendente que os bispos de África, na sua pobreza, sejam hoje os arautos desta verdade divina face ao poder e à riqueza de certos episcopados no Ocidente. Pois “tudo o que há de tolo no mundo foi o que Deus escolheu para confundir os sábios; Deus escolheu o que há de fraco no mundo para envergonhar o que é forte. Aquilo que no mundo não tem nascimento e é desprezado, foi isso que Deus escolheu; o que não é, isso é o que Deus escolheu para reduzir a nada o que é, para que nenhuma carne se glorie diante de Deus” (1Cor 1,27-28). Mas ousaremos ouvi-los durante a próxima sessão do Sínodo sobre a sinodalidade? Ou deveríamos acreditar que, apesar das promessas de ouvir e respeitar, os seus avisos serão ignorados como vemos hoje? “Cuidado com os homens” (Mt 10,22), diz o Senhor Jesus, porque toda esta confusão, suscitada pela Declaração “Fiducia supplicans”, poderia reaparecer sob outras formulações mais sutis e mais ocultas na segunda Sessão do Sínodo sobre sinodalidade , em 2024, ou no texto de quem ajuda o Santo Padre a redigir a Exortação Apostólica Pós-sinodal. Satanás não tentou o Senhor Jesus três vezes? Teremos que estar atentos às manipulações e projetos que alguns já estão preparando para esta próxima sessão do Sínodo.

Cada sucessor dos apóstolos deve ousar levar a sério as palavras de Jesus: “Que a tua palavra seja sim se for sim, não se for não. Tudo o que é acrescentado vem do Mal” (Mt 5,35). O Catecismo da Igreja Católica dá-nos o exemplo de uma palavra tão clara, contundente e corajosa. Qualquer outro caminho seria inevitavelmente truncado, ambíguo e enganoso. Atualmente ouvimos tantos discursos tão sutis e contornados que acabam caindo nesta maldição pronunciada por Jesus: “Todo o resto vem do Maligno”. Inventamos novos significados para as palavras, contradizemos, falsificamos as Escrituras afirmando ser fiéis a elas. Acabamos não servindo mais à verdade.

Então, não deixe-me cair em discussões vãs sobre o significado da palavra bênção. É óbvio que podemos rezar pelo pecador, é óbvio que podemos pedir a Deus a sua conversão. É óbvio que podemos abençoar o homem que, pouco a pouco, recorre a Deus para pedir humildemente a graça de uma mudança verdadeira e radical na sua vida. A oração da Igreja não é recusada a ninguém. Mas nunca pode ser mal utilizado para se tornar uma legitimação do pecado, da estrutura do pecado, ou mesmo da próxima ocasião do pecado. O coração contrito e penitente, mesmo que ainda esteja longe da santidade, deve ser abençoado. Mas lembremo-nos que, diante da recusa da conversão e da dureza, não sai da boca de São Paulo nenhuma palavra de bênção, mas sim esta advertência: “Com o coração endurecido, que não quer se converter, você acumula ira contra você. para aquele dia da ira, quando será revelado o justo julgamento de Deus, que recompensará cada um segundo as suas obras” (Romanos 2:5-6).

Cabe a nós sermos fiéis Àquele que nos disse: “Foi para isto que vim ao mundo: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que pertence à verdade ouve a minha voz” (João 18:37). Cabe a nós, como bispos, como sacerdotes, como batizados, dar testemunho, por nossa vez, da verdade. Se não ousamos ser fiéis à palavra de Deus, não só O traímos, mas também traímos aqueles com quem falamos. A liberdade que temos de trazer às pessoas em uniões do mesmo sexo reside na verdade da palavra de Deus. Como poderíamos ousar fazê-los acreditar que seria bom e desejado por Deus que permanecessem na prisão do seu pecado? “Se permanecerdes fiéis à minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos, então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8, 31-32).

Portanto, não tenhamos medo se não formos compreendidos e aprovados pelo mundo. Jesus nos disse: “o mundo me odeia porque dou testemunho de que suas obras são más” (João 7:7). Somente aqueles que pertencem à verdade podem ouvir a sua voz. Não cabe a nós sermos aprovados e unânimes.
Recordemos a grave advertência do Papa Francisco no limiar do seu pontificado: “Podemos caminhar como quisermos, podemos construir muitas coisas, mas se não confessarmos Jesus Cristo, está errado. Nos tornaremos uma ONG humanitária, mas não a Igreja, Esposa do Senhor... Quando não construímos sobre as pedras, o que acontece? Acontece o que acontece com as crianças na praia quando fazem castelos de areia, tudo desaba, fica insubstancial. Quando não confessamos Jesus Cristo, me vem à mente a frase de Léon Bloy: “Quem não reza ao Senhor, reza ao diabo”. Quando não confessamos Jesus Cristo, confessamos o mundanismo do diabo, o mundanismo do diabo” (14 de março de 2013).

Uma palavra de Cristo nos julgará: “Aquele que é de Deus ouve as palavras de Deus. E você, se não escuta, é porque não é de Deus” (João 8, 47).

*

[1] João Paulo II, Mensagem para o Dia Internacional da Paz, 1º de janeiro de 1980.

[2] Papa Francisco, Angelus de 26 de fevereiro de 2023.

[3] Angelus de 26 de fevereiro de 2023

[4] João Paulo II, Constituição Apostólica “Fidei depositum”.

[5] Bento XVI, Homilia pronunciada na abertura da II Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos, 4 de Outubro de 2009. Usará a mesma expressão “África, pulmão espiritual da humanidade” em “ Africae munus”, n. . 13.

[6] João Paulo II, “Ecclesia in Africa”, n. 143.

Um comentário:

Anônimo disse...

Certeiro e incisivo O cardeal Sarah!! Talvez um tantinho irônico ao colocar frases do Papa Francisco que em nada justificam "Fiducia Supplicans".
Bela exposição Cardeal Robert Sarah!!!