Trump cumpriu outra promessa de campanha ontem. Assinou uma medida que frustou tanto os pró-vida (apenas os católicos) como as feministas.
Trump, com a medida, ajuda a reduzir os custos da fertilização em vitro.
Os pró-vida católicos, sustentados pelo Catecismo da Igreja, pelas palavras de João Paulo II e Bento XVI, em geral, não gostaram da medida, apenas vi um padre que é muito pró-Trump, dizendo que a medida é em favor da vida em um país em decadência reprodutiva. Os católicos respondem, em geral, a lembrar que a fertilizaçao em vitro despreza a relação conjugal e gera vida em apenas 7% dos embriões, mais de 90% é descartado ou congelado. Isto é, a fertilização em vitro é muito mais morte do que vida.
As feministas se frustraram com Trump também com a medida, mas por outro motivo. Em geral, as feministas apoiam a fertilização em vitro pois para ter filhos não precisa da relação conjungal. Elas diziam que Trump iria proibir a fertilização em vitro. Ele fez o contrário.
No momento, faço tese de doutorado no qual lido especialmente com uma doutrina de Tomás de Aquino, a Doutrina do Duplo Efeiito (Artigo 7, Questão 64, parte II-II, da Suma Teológica), DDE.
A DDE tem quatro critérios, mas basicamente diz que devemos intencionar o bem e que os fins não justificam os meios.
A fertilização em vitro é um assunto complexo para ser tratado pela DDE, pois a intenção é ou parece boa, gerar vida, mas os meios não parecem válidos. Poderíamos dizer que a fertilização em vitro não passaria no teste.
No entanto, há ilustres pensadores católicos, como Elizabeth Anscombe, que tomaram uma posição ética em favor da DDE e em alguns tipos de dilemas morais pareceu aceitar um comportamente de que não se deve matar ninguém para poupar mais gente, então, a análise não é tão simples. A DDE não é calculista, não se analisa contando pessoas.
Minha popsição? Ora, eu sou católico, acho que Trump deveria entender que a fertilização em vitro é péssimo para a verdadeira família, além de ser eticamente desprezível pelo descarte das vidas. Eu fico com a ética católica. Trump errou.
Aqui vão algumas reações dos católicos sobre a medida de Trump.
Um comentário:
Trump virou político profissional. Circundado de aduladores, a probabilidade de ele fazer besteira (como essa) é muito grande.
Gustavo.
Postar um comentário