terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Quem Desafiará Obama em 2012?


Obama já passou metade de seu governo. Oficialmente, eu sei, a metade só ocorre no dia 20 de janeiro, mas após as eleições em outubro de 2012, se ele perder, já perdeu o cargo. Então, podemos considerar que metade já passou. Nas eleições parlamentares desse ano, os opositiores do Partido Republicano fizeram a maioria da Câmara dos Deputados e a maioria dos Governadores, faltou pouco para conseguir maioria do Senado. Obama está sob pressão, muitos já escreveram que é melhor, ele não tentar a reeleição. Mas, certamente, ele tem chance de reverter o momento até 2012.

E quem será o candidato do Partido Republicano que irá enfrentá-lo? A disputa no partido já começou e as pesquisas também. A Fox News fez um programa em que descreveu 12 possíveis candidatos do partido, em uma série chamada 12 em 2012, que era comanadade por Bret Baier.

Mas as pesquisas têm se concentrado em quatro candidatos: Mitt Romney, Sarah Palin, Mick Huckbee, Newt Gingrich. Além desses quatro, o senador Jim Demint é sempre citado.

Até agora, Mitt Romney aparece com pequena vantagem sobre os outros candidatos, como mostra a pesquisa acima do Real Clear Politics. Seguido de muito perto por Sarah Palin e Mick Huckabee.

Vamos para uma pequena descrição dos três.

Mitt Romney foi governador de Massachusetts, é um empresário de grande sucesso e seu pai foi governador de Michigan e também tentou se candidatar a presidência pelo partido Republicano, mas perdeu nas primárias para Richard Nixon. O grande trunfo de Romney é ser um empresário de sucesso. Isso é muito relevante nos Estados Unidos. Ele também comandou com louvor as olimpíadas de inverno de 2002. O grande problema dele é o sistema de saúde que ele implementou no seu estado, durante seu mandato. Esse plano de saúde é muito semelhante ao do Obama, que os americanos repelem, e está cada vez mais deficitário, prejudicando as finanças do estado. Outro problema é a questão religiosa. Romney é um mormon, e vacila na defesa de princípios religiosos. Já disse que era pró-vida e também que era a fabor do aborto.

Sarah Palin foi prefeita de Wasilla, no Alasca de 1996 a 2002 e depois governadora do estado de 2007 a 2009 e foi candidata a vice-presidente na chapa com John McCain, nas últimas eleições presideciais. Depois da derrota de McCain, renunciou ao mandato de governadora, para estar mais presente na política do país, lançou dois livros que foram best sellers, se firmou como comentarista de política para a Fox News e recentemente apresenta um programa que mostra a vida das pessoas no Alaska, tentando ativar o turismo no estado. Quando se lançou a vice-presidente era uma desconhecida, mas as suas posições em defesa da vida (contra o aborto), e em defesa dos princípios americanos (individualismo, empreendedorismo) e pela redução do tamanho do estado, fizeram com que ela se tornassem uma forte presença na política americana, com forte base de apoio de eleitores conservadores. Ela se tornou uma espécie de líder do movimento Tea Party e o apoio dela é muito procurado entre os candidatos republicanos nos Estados Unidos. Mas ela também é muito atacada pela mídia da esquerda, que procuram sempre rotulá-la de estúpida ou ignorante. Dentro do próprio partido, ela tem inimigos que acham que ela é uma ameaça aos que comandam o partido e que falta "gravitas" (ar de seriedade) para ela. Ele ainda sofre para conseguir apoio da grande maioria do eleitorado, mas está avançando, mesmo que lentamente.

Mick Huckabee terminou em segundo lugar nas primárias, que deram a vitória a John McCain de 2008, foi governador de Arkansas, e comanda um programa aos domingos na Fox News. Ele é conhecido como um "nice guy" (um cara legal), uma pessoa com que tomaríamos uma cerveja. Isso facilita para conseguir recursos para a campanha. Nos princípios religiosos, ele é pró-vida e contra casamento de homossexuais. Ele é um pastor Batista. Mas como governador, ele foi em favor de aumentos dos gastos públicos e dos impostos, um método que não é republicano. Além disso, ele sofre por ter dado clemência a Maurice Clemmons que matou quatro policiais.

Tudo pode mudar. Acho que Jim Demint ainda pode se apresentar como um forte candidato, pois usará os próximos dois anos para se destacar no Senado Federal combatendo as políticas de Obama. Além disso, o próximo Speaker John Boehner também terá bastante mídia para se apresentar.

Ainda está em aberto. Mas, se eu fosse americano, não votaria em Romney.

Nenhum comentário: