sábado, 12 de março de 2011

Risco e Dependência Nuclear no Japão




Como disse Richard North do blog eureferendum, não há muito o que blogueiros possam dizer diante da tragédia que ocorre no Japão. Meus blogs preferidos pedem orações, o resto é acompanhar o drama das pessoas e as imagens.  O grau de devastação do terremoto e maremoto que eles sofreram seria muito mais catastrófico mesmo em países como os Estados Unidos. O povo japonês, tão bem formado, tão bem preparado, mostra a força de seu planejamento.

O Jornal The Telegraph descreve a história dos piores terremotos desde o início do século 20, começando pelo terremoto na Califórnia de 1906, de 7.8 na escala Richter. Vejam e comparem o grau do terremoto com a devastação em termos de vida. Ficaram admirados com a capacidade de absorver terremotos dos japoneses, frente `a magnitude do terremoto e a grande concentração populacional do país. O último terremoto no Japão foi em 95, de magnitude 7.2 e matou quase 6,4 mil pessoas. Dessa vez, além de maior magnitude (8.9), ocorreu incrível maremoto.

Eu vou me ater aos problemas dos vazamentos nucleares. Acima, do site da BBC, a localização das usinas nucleares Fukushima atingidas pelo terremoto.

Colhi informações no site da Energy Information Administration (EIA). Vocês podem ver a análise completa no site da EIA. Vou apresentar apenas os dados principais sobre a geração e o consumo de energia no Japão.

O Japão é o terceiro maior produtor do mundo de energia nuclear, depois dos Estados Unidos e da França. Depois do Japão, vem a Alemanha. Os Estados Unidos produzem mais energia nuclear, mas é bem menos dependente dessa energia do que os outros três países.

Do consumo de energia no Japão, 11% vem de fontes nucleares. Além disso, o Japão é o terceiro maior consumidor de petróleo no mundo (atrás dos EUA e da China),  o segundo  maior importador de petróleo cru (atrás dos EUA), e o primeiro importador de gás natural líquido e de carvão. Observa-se que o Japão tem pouca suficência energética. É totalmente dependente de importações.



A geração de eletricidade no Japão é feita em grande parte por térmicas (67%), mas a energia nuclear tem uma grande participação (24%).


Observa-se que a energia nuclear é muito importante para o Japão. Rezo para que o país mostre que pode conter os riscos de terremotos e maremotos nessas usinas.

Nenhum comentário: