quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Pesquisa Mostra Onde Estão os Cristãos no Mundo

-
 

Pesquisa demográfica da Pew Research mostra quantos são e onde estão os cristãos no mundo. Estudando 200 países, a pesquisa identificou que há 2,2 bilhões de cristãos no mundo, sendo 1/3 da população mundial. Os cristãos são o maior grupo religioso do mundo.

O número de cristãos no mundo quase quadruplicou nos últimos 100 anos. Era por volta de 600 milhões em 1910. Mas a porção da população mundial que é cristã ficou mais ou menos estável. Era de 32% em 1910 e passou a ser de 35%. Isto é, o número de cristãos acompanhou o crescimento da população mundial, com um leve aumento. Os muçulmanos, que estão em segundo lugar, representam menos do que 25% da população mundial, mas muçulmanos estão crescendo rapidamente, como eu mostrei aqui em outra pesquisa da Pew Research.

Geograficamente, os cristãos estão bem mais dispersos hoje do que em 1910. A Ásia e a África aumentaram muito sua participação em 100 anos. Em 10 países está concentrado 48% dos cristãos: Estados Unidos, Brasil, México, Russia, Alemanha, Filipinas, China, Nigéria, RD Congo e Etiópia.



Os cristãos são teologicamene dispersos. Mas por volta de 50% são católicos, 37% são protestantes e 12%, ortodoxos.



Abaixo, um vídeo do Wall Street Journal com uma entrevista com Conrad Hackett, representante da Pew Research.

Na primeira pergunta, é ressaltado que foi uma surpresa identificar que o número de cristãos não caiu em 100 anos, ao contrário, subiu em relação a população mundial. Depois, é discutido que houve uma tremenda dispersão dos cristãos, de uma concetração na Europa para uma maior participação da Ásia e da África. Em seguida, a entrevista passa a analisar o sincretismo e a fragilidade no seguimento da doutrina entre os cristãos. No final, apontam a vitalidade dos cristãos nos Estados Unidos.




Os números da Pew Reserach honram o trabalho imenso dos missionários na África e na Ásia, especialmente na China. Eles enfrentam tremendas dificuldades para levar a palavra de Cristo. Deus os abençoem com saúde e perserverança na fé.

(Agradeço a indicação do assunto ao blog CLR Forum)

2 comentários:

Quênio disse...

Pedro, realmente, surpreendente o resultado da pesquisa.

Aproveito para desejar a você e sua família, uma feliz e abençoada festa do aniversário de Jesus!


PS: Ano que vem que te devolvo o livro. Obrigado!

Pedro Erik Carneiro disse...

Grande Quênio,

Muita paz e felicidade para você e a família. Que Cristo continue abençoando sua família, irmão.

Abraço,
Pedro Erik