terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Dragão e Masmorras na China

-


No dia que o mundo celebra o crescimento de 9,2% da China em 2011, este blog entra no apelo fetio pelo AsiaNews para o presidente da China, Hu Jintao: China, Liberte os três bispos presos e seis padres!

A AsiaNews enviou uma carta com este apelo para Jintao e também para o embaixador chinês na Itália, Ding Wei. 

Diz o jornal (traduzo em azul):

In just a few days, on January 23, the world of the Far East celebrates the Lunar New Year: we will enter the Year of the Dragon, a very positive year that promises many fruits. In China, hundreds of millions of people will travel to join their families: the dawn of the New Year is always celebrated by strengthening the bonds of family and friendships which help to face the future with an even more positive outlook.

For this reason, we ask that for these three bishops and six priests to be restored to their families and their communities.

(Em poucos dias, no dia 23 de janeiro, o mundo do extremo leste celebrará o Novo Ano Lunar: nós entraremos no Ano do Dragão, um ano positivo que promete muitos frutos. Em China, centenas de milhões de pessoas viajarão para junto de suas famílias: o amanhecer do Novo Ano é sempre celebrado fortalecendo os laços da família e amizades que ajudarão a enfrentar o futuro com uma perspectiva positiva.

Por esta razão, nós pedimos que estes três bispos e seis padres sejam devolvidos a suas famílias e suas comunidades).

Aqui vai os nove nomes dos padres e bispos presos e desaparecidos quando estavam em custódia da polícia: 

Monsenhor Tiago Su Zhimin, bispo de Baoding (Hebei) - a da direita na foto acima
Su tem 80 anos, e foi preso em 1997. A acusação sobre ele não foi revelada, nem houve julgamento. Em 2003, ele foi visto em um hospital por acaso, cercado por policiais. Depois ele desapereceu novamente Antes, da sua última prisão, Su tinha passado 26 anos que entrava em saía da prisão e trabalhos forçados, por ser considerado "contra-revolucionário". Porque ele sempre se recusou a fazer parte da "Associação Patriótica", que quer fazer uma Igreja Católica independente do Papa, mas dependente do governo chinês. Somando tudo, Su passou 40 anos preso.

Monsenhor Cosma Shi Enxiang, bispo de Yixian (Hebei) - foto da esquerda acima.
Bispo Shi tem 90 anos e foi preso em 13 de abril de 2001, que era sexta-feira santa. Nada se sabe sobre seu paradeiro. Desde 1957 que Shi enfrenta prisões e trabalhos forçados. Somando tudo, ele passou 51 anos preso.


Padre  Joseph Lu Genjun, vigário geral da diocese de Baoding (Hebei)

Ele desapaerecu sob custódia da polícia em 17 de fevereiro de 2006, junto com outro padre. O outro padre foi libertado. Até hoje ninguém sabe onde está Padre Lu. Em 2008, a polícia negou um apelo de paroquianos para que Padre Lu acompanhasse seus pais que estavam doentes. O apelo foi negado. Padre Lu também já tinha enfrentado outras prisões e trabalhos forçados antes da última detenção, inclusive por ter ensinado métodos naturais de controle de natalidade e teologia moral.

Padre Zhang Jianlin, padre da diocese de Xuanhua (Hebei)
Padre Zhang foi levado por membros do Escritório de Assuntos Religiosos do governo chinês no dia 22 de junho de 2011. Até hoje ninguém sabe onde ele está.
Padre Zhang sofreu pressões físicas e psicológicas para que entre no Conselho de Bispos Chineses do governo, que não é reconhecido pela Santa Sé. 


Padre Cui Tai, padre da diocese Xuanhua (Hebei)
Padre Cui  desapareceu em custódia da polícia no dia 22 de junho de 2011. Até hoje não se tem nenhuma idéia de onde esteja. Ele já tinha sido preso antes e sido torturado.

Padre Liu Honggen, padre da diocese de Baoding  (Hebei)
Padre Liu junto com oito padres foram presos na cidade de Xinanzuo no dia 27 de dezembro de 2006. Atualmente, ele está na prisão de Qingyuan.

Padrr Ma Wuyong, padre da diocese de Baoding (Hebei)
Padre Ma e outros oito padres foram presos em 2004 na cidade de Suijiazhuang. Os padres estavam juntos celebrando o primeiro ano de ordenação. Pelo menos 20 policiais chegaram no local e prenderam todos. Padre Ma foi preso um mês depois, depois de ir a um funeral do padre Chen Baidu.
Atualmente, o Padre Ma está preso na prisão em Qingyuan.

Padre Wang Chengli, padre da diocese de Heze  (Shandong)
Padre Wang, de 48 anos, foi sentenciado a dois anos e meio de traalhos forçados no dia 25 de agosto de 2011, porque ele se recusou a entra na Igreja do governo.

Monsenhor Wu Qinjing, bispo da diocese de Zhouzhi (Shaanxi)
Desde Novembro de 2007, o governo prendeu este jovem bispo no seminário de Xian e limita suas atividades. Wu tinha sido nomeado bispo secretamente, sem premissão do governo. O governo bloqueou todas as suas atividades e o sequestrou forçando-o a memorizar o Regulamento para Assuntos Religiosos" da China. Ele é proibido de usar a insígna de bispo. 



Agradeço a indicação do apelo do AsiaNews ao blog do Padre Z.  Na oportunidade, o Padre Z mandou rezar um Memorare por estes padres e bispos. Aqui vai a oração em latim e em português.

Memorare, o piisima Virgo Maria, non esse auditum a saeculo, quemquam ad tua currentem praesidia, tua implorantem auxilia, tua petentem suffragia esse derelicta. Nos tali animati confidentia ad te, Virgo Virginum, Mater, currimus; ad te venimus; coram te gementes peccatores assistimus. Noli, Mater Verbi, verba nostra despicere, sed audi propitia et exaudi.

Amen.

Lembrai-vos, ó Piíssima Virgem Maria, de que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenha recorrido à vossa clemência, implorado a vossa assistência, reclamado o vosso socorro, fosse por vós abandonado. Animado eu, pois, com igual confiança, a vós, Virgem das Virgens, como Mãe, recorro, de vós me valho e gemendo sob o peso de meus pecados, me prosto a vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó mãe do Verbo de Deus humanizado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que vos rogo.

Amém.

Nenhum comentário: