terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Tambores de Guerra contra Irã

-

 O jornal inglês The Telegraph diz hoje que a França, o Reino Unido e os Estados Unidos estão enviando seis navios de guerra para o estreito de Hormuz, por onde passa mais de 30% da embarçação de petróleo do mundo e que o Irã ameaça fechar (foto abaixo do estreito). Os navios podem carregar mas de 100 aviões de guerra.




O envio dos navios ocorre depois de um dia que a União Européia anunciou embargo a compra de petróleo do Irã, por conta dos avanços na produção de energia nulear no país.

Oficialmente, os países ocidentais dizem que querem apenas demonstrar quanto estão resolutos em manter o estreito aberto.

Acho que faltou ao artigo do jornal apenas um ponto. Os Estados Unidos e o Reino Unido mantêm presença militar na região, o que já deixa mais ou menos claro que há parceiros entre os países da região (Arábia Saudita, Kuwait). Mas seria bom ouvir algum voz desses países da região sobre as ameaças iranianas. Respondendo ou dando indicação, por exemplo, qual é o entendimento da Arábia Saudita sobre o embargo ao Irã? Qual seria sua reação caso o Irã o fechasse o estreito?

(Agradeço a indicação do assunto ao blog Atlas Shurgs)

Nenhum comentário: