terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Disparidade Ideológica nos Estados Unidos


Um das grandes diferenças dos Estados Unidos em relação à grande parte dos países é a presença de dois partidos políticos realmente diferentes, Partido Democrata (de esquerda) e Partido Republicano (de direita). E estes dois partidos políticos recebem tipos completamente diferentes de pessoas que adotam ideologias díspares com relação a diversos assuntos, como religião, aborto, justiça social, imigração, tamanho do governo etc.

Os Estados Unidos até identificam qaundo um político democrata pensa mais a direita, chamam de Blue Dog, e quando um político republicano pensa mais a esquerda, chamam de RINO (Republican in Name Only - Republicano apenas no Nome)

Isso é fantástico para a democracia, para o debate político, paro desenvolvimento intelectual da população.

Essas diferenças de percepção do mundo foi mais uma vez demonstrada na última pesquisa Gallup que tentou o medir o grau de satisfação da poúlação com o governo Obama.

Apenas 9% dos Republicanos estão satisfeitos com o rumo do país sobo governo Obama, contra 47% dos Democratas. A pesquisa não sinaliza boa coisa para Obama pois entre os que não se identificam bem como Republicanos, nem como Democratas, os chamados Independentes, apeans 24% dizem que estão satisfeitos com o governo Obama e em direção descendente.



No Brasil, é uma grande trsiteza ver que os partidos políticos são idênticos ideologicamente e na corrupção. A população não se idnetifica com nenhum partido, e vota em que oferece mais benesses (como os democratas americanos). O debate político é paupérrimo, os jornais e revistas também são idênticos ideologicamente, mudando apenas na ênfase que defendem ou não o partido que está no poder.

No Brasil, somos todos RINOs, isto é, amorfos, sem princípios.


(Agradeço a indicação da pesquisa ao site Weasel Zippers)

2 comentários:

avmss disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
avmss disse...

Realmente a situação no Brasil é bem precária.