quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Por que esta belíssima música de amor me lembra um amor maior?



É uma das músicas mais bonitas que conheço. De longe, a música mais sensacional de Amy Winehouse, que passou a vida bêbada a espera da morte.

A música fala de amor romântico, pelo clipe foi dedicada ao grande amor de Amy. Mas a letra é tão sensacional e brilhante que me leva a lembrar do amor entre um pai e um filho, do amor entre Deus e nós.

Cristo morreu na cruz, o amor de Cristo visto por quem o viu morrer pode ter parecido um amor jogado fora, um jogo perdido, desperdiçado, pois Deus morreu na cruz. Como pode um Deus morrer na cruz? São Paulo tentou explicar isso para os atenienses e não conseguiu. Os muçulmanos até hoje não entendem e o Jesus Cristo que eles descrevem no Alcorão não morreu crucificado.

São Paulo se vangloriou de suas fraquezas e não de suas forças, por ter sofrido por Cristo e não de ter conquistado nenhum poder mundano. Ele disse em 2 Coríntios 11:24-30: "dos judeus recebi cinco vezes os quarenta golpes menos um. Fui flagelado três vezes; uma vez fui apedrejado; três vezes naufraguei; passei um dia e uma noite no alto mar. Fiz muitas viagens. Sofri perigos nos rios, perigos por parte dos ladrões, perigos por parte dos meus irmãos de raça, perigos por parte dos pagãos, perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, perigos por parte dos falsos irmãos. Mais ainda: morto de cansaço, muitas noites sem dormir, fome e sede, muitos jejuns, com frio e sem agasalho. E isto para não contar o resto: a minha preocupação quotidiana, a atenção que tenho por todas as Igrejas. Quem fraqueja, sem que eu também me sinta fraco? Quem cai, sem que eu me sinta com febre? Se é preciso gabar-se, é da minha fraqueza que vou gabar-me."

Quem conhece a vida dos santos, sabe que muitos deles passaram por períodos de escuridão, no qual se sentem vazios e sem amor de Deus, como se tudo que eles se dedicassem fosse um jogo perdido. Mas passam também por momentos de êxtase do amor divino como Santa Teresa D'Ávila passou, e esse momento foi espetacularmente representado na escultura de Gian Lorenzo Bernini (foto acima).

Toda vez que olho para os meus filhos, não consigo conter o amor imenso que tenho por eles, amor que dá medo, mas também é um jogo perdido, pois não posso estar presente em cada decisão que eles tomam, não posso portegê-los, tenho que entregá-los ao mundo.

O amor de Deus é infinito, misericordioso, sem causas, profundo. Nós vivemos muitas vezes às escuras na busca deste amor. Nós só conhecemos o amor de Deus, se nos entregamos completamente, se entregarmos todos nossos desejos,  se entregarmos todas as nossas fichas, se entregamos nosso destino. Todas estas chances no mundo, tantas possibilidades fúteis, o que importa é conhecer Deus.

Abaixo vai o clipe da música, a letra e a tradução da letra (em azul). Sinalizo em negrito as partes que mais gosto e que mais me lembram um amor maior do que o amor romântico.




Love is a Losing Game

For you I was a flame
Love is a losing game
Five story fire as you came
Love is a losing game

Why do I wish I never played
Oh, what a mess we made
And now the final frame
Love is a losing game

Played out by the band
Love is a losing hand
More than I could stand
Love is a losing hand

Self professed... profound
Till the chips were down
...know you're a gambling man
Love is a losing hand

Though I battle blind
Love is a fate resigned
Memories mar my mind
Love is a fate resigned

Over futile odds
And laughed at by the gods
And now the final frame
Love is a losing game

O Amor é um Jogo Perdido

Pra você eu fui uma chama
O amor é um jogo perdido
Cinco andares se incendiam quando você chegava
O amor é um jogo perdido


Eu queria nunca ter jogado
Oh, que estrago nós fizemos
E agora o lance final
O amor é um jogo perdido.


Com a banda tocando
O amor é uma aposta perdida
Mais do que eu poderia aguentar
O amor é uma aposta perdida


Auto-declarado... intenso
Até as fichas se acabarem
.. sabendo que você é um jogador
O amor é uma aposta perdida


Apesar de lutar às escuras
O amor é um destino resignado
Lembranças perturbam minha mente
O amor é um destino resignado


De todas as probabilidades fúteis
Ridicularizado pelos deuses
E agora o lance final
O amor é um jogo perdido.

-

Nenhum comentário: