sábado, 9 de fevereiro de 2013

Treinamento contra Pedofilia na Igreja

-

Como lidar com os casos de pedofilia na Igreja? O Padre Robert Oliver assumiu no começo deste mês a função de promotor-chefe da Congregação para a Doutrina da Fé na Igreja, uma das atribuições dele é investigar os casos de abusos sexuais contra menores na Igreja.

O site Rome Reports relata uma entrevista que ele deu. Vou traduzir os principais pontos do vídeo aqui (em azul). No vídeo fala-se de um curso para prevenir e lidar com os casos de abusos sexuais de crianças dentro da Igreja. Falo do curso rapidamente me seguida.



Padre Robert Oliver, é um padre norte-americano de Boston. Como promotor-chefe do Vaticano, parte de seu trabalho é investigar os padres acusados ​​de abuso sexual. Durante uma conferência de imprensa na Universidade Gregoriana de Roma, ele falou sobre o que a Igreja está fazendo para prevenir estes casos. Ele disse que parte do processo é superar a negação e aceitar as falhas do passado. 

Padre Robert Oliver: "Falando por toda a Igreja, o Papa chamou a todos, o povo de Deus, a reconhecer que tínhamos falhado em ajudar as vítimas de abuso sexual. Os gritos de nossos irmãos e irmãs eram frequentemente respondidos com negação e falta de apoio. " 

Padre Oliver começou seu novo cargo com a Congregação para a Doutrina da Fé, em 1 de fevereiro. Quando se trata de números específicos, ele fala que mais ou menos 600 casos de abuso sexual, a maioria deles de 1965-1985 foram considerados, em média, nos últimos anos. O maior número de notificações foi em 2004, quando 800 casos foram notificados. 

Esta reunião acontece um ano depois do primeiro simpósio principal foi realizada em Roma, onde os líderes da Igreja introduziram o Centro on-line de Proteção da Criança, que oferece cursos sobre como lidar com este problema crítico.
 

Padre Robert Oliver"Mais de três quartos das conferências episcopais enviaram as suas orientações para a Congregação para a Doutrina da Fé. A maioria destas respostas são da América do Sul, América do Norte, Europa e Oceania. " 

Padre Oliver prometeu uma política de tolerância zero quando se trata de sacerdotes e representantes da Igreja considerados culpados de abuso. Mas ele também acrescentou que esta cura e até mesmo prevenção são parte de um processo de longo prazo.

-----------
O curso para prevenir e lidar com a pedofilia está disponível no site da Universidade Gregoriana. E contém seis módulos: 1) Princípios gerais; 2) Aspectos Teológicos; 3) Desenvolvimento da Criança; 4) Lidando com casos suspeitos; 5) Intervenção e Reabilitação; 6) Contextos Específicos



É a Igreja tentando a cura desta ferida que tanto prejudicou a Igreja. Que Cristo nos conduza neste processo e que nunca mais isto se repita.

E que não apenas a Igreja, mas todas as outras instituições se preocupem com este problema. Eu já falei aqui no blog dos casos de pedofilia entre os autores de Hollywood e hoje eu li sobre os inúmeros casos entre os escoteiros nos Estados Unidos.



Nenhum comentário: