terça-feira, 15 de outubro de 2013

Siga sua Paixão? Dilbert e São Tomás de Aquino


Scott Adams é o criador das tirinhas do Dilbert. Muita gente que conheço adora estas tirinhas, eu gosto, mas não sou tão fã assim. Adams deu uma entrevista para o Wall Street Journal. Na entrevista, Adams destruiu o conselho que é muitas vezes dado de que as pessoas devem seguir seus sonhos, suas paixões. Adams diz que isto não costuma dar certo, o que dá certo é muito trabalho e aprender com os erros. O foco de Adamas é ficar rico, ter sucesso. Assistam a entrevista e leiam o texto, é interessante, apesar dos argumentos parecerem meio óbvios para mim.

Também relacionado a paixões, hoje eu assisti a uma aula do New Saint Thomas Institute. É um curso sobre filosofia e teologia ministrado pelo Dr. Taylor Marshall. A aula de hoje foi sobre a alma e as paixões humanas em São Tomás de Aquino.


Marshall fala que o cristão não devem eliminar as paixões, mas controlá-las. As paixões em si são boas, mas precisam do controle da alma (intelecto). Marshall discute as 11 paixões analisadas por São Tomás:

6 Paixões Concupiscíveis (paixões que buscariam um bem real ou aparente): alegria e tristeza, desejo e aversão, amor e ódio

5 Paixões Irascíveis (paixões relacionadas a algum dificuldade):  a esperança e o desespero, coragem e medo e raiva.

Sendo que raiva é a única paixão que não tem par, pois tem o mal em si.

Bem mais interessante e profundo que Dilbert, não é?

Estou gostando bastante dos cursos do New Saint Thomas Institute.


2 comentários:

Nik disse...

Pedro, acho que cheguei até o Dr. Marshall por indicação sua. Gosto bastante do conteúdo que ele disponibiliza, a própria estrutura profissional de divulgação que ele criou, tanto nos é útil. O próprio livro dele sobre São Tomás foi-me de boa utilidade. Sobre o curso, pensei que seria difícil acompnhar em inglês os conceitos do Aquinate que, em português, já são dificílimos. Mas a abordagem dele é neste nivel ou mais introdutória como o livro que ele mesmo escreveu? Você me animou a pensar de novo a respeito, imagino que as aulas passadas esteja todas disponíveis para os atrasados, não? Abraço!

Pedro Erik Carneiro disse...

Fico muito feliz em saber que você quer se aprofundar em São tomas motivado pelo meu blog, Nik
Dr Marshall é fantástico. Ele montou um curso para 500 pessoas sobre filosofia e teologia.
Pago 25 dolares por mes
Eu diria que é um curso introdutório mas com profundidade
No entanto é necessario um bom inglês pois as aulas são por vídeo
Nao sei se há chance de inscrição ainda.
Abraço
Pedro Erik