quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Trump diz que Cartel das Drogas Mexicano é Grupo Terrorrista e Assina Leis em Apoio aos Protestos de Hong Kong


Duas ótimas notícias do governo Trump:


1)  Trump diz que pretende designar os cartéis de drogas mexicanos como grupos terroristasEssa designação internacional difícil pode facilitar o combate as drogas feito pelos americanos, inclusive dentro do território mexicano. 

O México é contra, mas também não pode se declarar como eficiente no combate aos cartéis no país. Trump pediu permissão ao presidente do México para combater o cartel dentro do México, mas o presidente do México rejeitou a oferta.

E sim, o cartel de drogas se enquadraria fácil na definição de grupo terrorista. O primeiro artigo que escrevi sobre terrorismo foi publicado nos Estados Unidos e eu tratava sobre o terrorismo na Tríplice Fronteira, lá eu mostrei algumas definições internacionais sobre terrorismo. Basicamente, atos terroristas são atos agressivos contra a população civil para se obter vantagens econômicas ou políticas. 

Já existe um projeto de lei na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos para designar como grupo terrorista os seguintes cartéis de drogas: A Reynosa/Los Metros;   Cartel Jalisco Nova Geração (CJNG); O Cartel Del Noreste (CDN) facção de Los Zetas



A Lei de Direitos Humanos e Democracia de Hong Kong determina sanções contra funcionários chineses e de Hong Kong que praticam violações de direitos humanos e exige uma revisão anual do status comercial favorável que Washington concede a Hong Kong. O segundo projeto de lei proíbe a exportação para a polícia de Hong Kong de certas munições não-letais, incluindo gás lacrimogêneo, spray de pimenta, balas de borracha, canhões de água, armas de choque e armas de fogo.

"A lei reafirma e altera a Lei de Política Estados Unidos-Hong Kong de 1992, especifica a política dos Estados Unidos em relação a Hong Kong e dirige a avaliação dos desenvolvimentos políticos em Hong Kong", disse Trump em comunicado.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang, disse que os atos legais prejudicam os interesses americanos e chineses em Hong Kong.

A assinatura dos atos pode ser prejudicial comercialmente, mas foi amplamente elogiada pelos legisladores democratas e republicanos.

2 comentários:

Ricardo Lima disse...

Combater os narco-traficantes? Atitude muito louvável.

Mas, invadindo o território mexicano? Aí eu concordo com o presidente do México, nada de intervenção estrangeira em território nacional.

Se fosse o contrário, os norte-americanos gostariam de ter as forças policiais mexicanas em seu território? De jeito nenhum.

Pedro Erik Carneiro disse...

Entendo sua preocupação, meu caro. Mas é que o México perdeu completamente a mão sobre o cartel. Recentemente eles soltaram vários traficantes porque o cartel estava destruindo a cidade onde eles estavam presos. Os traficantes fazem atrocidades inomináveis. O lema do presidente do México é "abraço e não armas". Isso não defende o povo.

Mas em todo caso, o povo americano também tem culpa, afinal são principalmente eles que consomem as drogas, especialmente na Califórnia.

Abraço,
Pedro Erik