sábado, 6 de março de 2021

Francisco Defende Renda Básica Universal. É uma Boa Ideia?

Renda Básica Universal é uma panaceia materialista. Mas tem qualidades?

No Brasil, temos a renda mínima do Bolsa Família, cujo programa só aumenta de valor e mais gente entra. Do ângulo das milhões de pessoas que recebem é uma garantia mínima de renda que dá certa tranquilidade. Por outro lado, ainda do ângulo da pessoa que recebe mas também do ângulo social, a gigantesca dependência social ao Estado tem implicações terríveis, impactos eleitorais, comportamentais (preguiça e desprezo ao trabalho), e consequências até religiosas.

Como eu disse no meu livro Ética Católica sobre Economia, na seção sobre ricos e pobres: ser rico não necessariamente leva a pessoa para o inferno, mas facilita e muito. Por que? Por causa do conforto que a riqueza traz, que acomoda e escraviza as decisões das pessoas, facilita o ciclo do pecado.

Na minha visão, a renda mínima tem o mesmo impacto: acomodação e escravização. Só que no caso do pobre, a escravização é em relação ao Estado.  Além disso, do ponto de vista do Estado, as pessoas não vão amar o Estado por dar dinheiro de graça, em geral, vão exigir mais e mais. A inveja em relação ao rico não será contida, pelo contrário, aumentará.

O mundo cada vez mais aceita heresias insanas e isso tem muito a ver com o conforto materialista cada vez maior no mundo. O conforto materialista ajuda a desprezar o espiritual. A religião cada vez mais passa a ser coisa de gente esquisita, o que vale é ter acesso a cada vez mais bens. O temor a Deus tende a desaparecer completamente. Para que preciso Deus se eu tenho tudo que quero? 

Claro que todos verão mais cedo ou mais tarde que na verdade não possuem tudo que querem. Pois sem Deus, você não é nada. Mas uma coisa é entender isso outra coisa é sair do ciclo do pecado. Quando se ler a história de ilustre conversões, como a do próprio Santo Agostinho, observa-se o quão longa e penosa é essa conversão. Muitos e cada vez mais gente se perde com o conforto materialista.

Estou dizendo que as pessoas têm que sofrer? Não. Estou dizendo que o sofrimento é salutar. E que o conforto materialista facilmente vira uma escravização.

Em resumo, Renda Universal não tira ninguém da pobreza e da dependência. Tende apenas a aumentar a renda mínima. A pessoa passa a ter acesso a alguns bens que não possuía porque o Estado (e não o trabalho dela) está dando dinheiro para ela. Quem tira gente da pobreza material e espiritual  é o trabalho.

A renda universal aumenta o desprezo ao trabalho, desprezo que já é natural no homem, porque trabalhar exige sofrimento, exige fazer o que não se quer fazer.

A renda mínima não tem impacto social relevante por exemplo em diminuir crimes. Eu até já ganhei aposta em relação a isso. Pois um amigo tentou provar que o Bolsa Família diminuiu a criminalidade no nordeste brasileiro. Viu que a violência não diminuiu na região, pelo contrário, aumentou. Gente aposta nisso, por vezes se diz liberal, mas na verdade é tão materialista como os comunistas. E não entende que o materialismo não preenche a alma humana com bondades.

O site The American Catholic diz que tem uma máxima: "Se Francisco é a favor de alguma política, provavelmente é uma má ideia".

Eu digo mais: além de má ideia, atenta contra a religiosidade, contra o temor a Deus, fonte de toda sabedoria.


5 comentários:

Anônimo disse...

Olá amigo!
Como nos diz São Paulo: "[...]Se alguém não quiser trabalhar, também não coma." 2 Ts 3, 10.
Dom Bosco diz no livro "O cristão bem formado" que fomos feitos para trabalhar e quando não o fazemos, estamos nos desviando do propósito que Deus nos deu.
Por isso, concordo com todos seus argumentos no texto. Parabéns.
Cordialmente em Cristo,
Gustavo.

Emanoel Truta disse...

"Sem Deus, não somos nada". Esse frase resume tudo para mim. Sem o Bom Deus, não somos nada.

Sem falar que o próprio Deus, depois do queda de nossos primeiros pais, já nos alertava: "Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de que foste tirado; porque és pó, e pó te hás de tornar”." (Gênesis 3, 19).

E também São Paulo, "quem não trabalha, não coma".

Viva Cristo Rei!

Marat da Silva disse...

Bem abaixo da superfície, lá no fundo vejo uma armadilha por trás dessa "ideia".
Seria algo assim: "Já que temos uma renda básica universal, porque também não podemos ter um governo universal?"
Esse é um dos sonhos dos globalistas; infelizmente sabemos que o chiquinho não está a serviço de Deus.
Luz, Paz e Amor!

Marat da Silva disse...

Creio que noutro dia lhe falei, isso antes da "possessão" de Biden, que ele ficaria quando muito de 3 a 6 meses, seria substituído por Kamala, pois bem, ainda hoje, no GAB, onde tenho contato com muitos americanos, correu um post, dizendo que os DEMOniocratas estariam encaminhando a substituição de Biden por Kamala.

Isac disse...

OS BOLSA-FAMÍLIA E OUTRAS IDEM CILADAS, visando a dominação desse ou daquele partido no poder, encaminham as pessoas a viverem como néscios, subservientes e preguiçosos!
Parem de desviar recursos para o partido, para si e família e surgirão os empregos - já é um grande passo!