quarta-feira, 24 de março de 2021

Política e Economia do Ponto de Vista Católico


Hoje li dois artigos interessantes que lembraram os argumentos que fiz no livro Ética Católica para Economia  e também lembraram minha tese de doutorado que tratou de racionalidade econômica.

O primeiro discute como se deve determinar a politica (Estado, forma de governo e regime político) do ponto de vista católico. Uma análise importante que é fundamentada no livro do padre James Schall, chamado The Politics of Heaven and Hell. O livro discute, por exemplo, o modelo de governo de Platão, o gnosticismo do Marxismo e o maquiavelismo, antes de apresentar a abordagem católica de governo. A base da argumentação é a mesma que usei no meu livro de forma mais abrangente e do ponto de vista da economia: o pecado humano e a graça divina.

O segundo discute a Teoria dos Jogos (modelo de racionalidade muito usado na economia). Mostra como o fundamento teológico do jogo Dilema do Prisioneiro (primeiro jogo que se discute quando se apresenta essa teoria) está muito errado do ponto de vista católico. O artigo se chama Game Theory in Catholic Perspective (debati muito teoria dos jogos na minha tese de doutorado. E comentei sobre essa teoria no meu livro)

Cliquem nos links para os artigos, são muito bons.


Nenhum comentário: