terça-feira, 27 de julho de 2021

Documentário: A Missa de Todas as Eras (The MASS OF THE AGES)


Lindo vídeo sobre uma trilogia que será lançada sobre a missa tridentina. Fantástico. Documentário terá sua premiere no próximo dia 15 de agosto nos EUA.

Descobri isso hoje vendo o último vídeo do Dr. Marshall que entrevistou Cameron O'Hearn que faz parte da produção da trilogia. É um ótimo vídeo também porque Marshall discute a importância da "TLM" (traditional latim mass), tanto no "T", como "L", como "M", que traz diferente significado do que chamar de "extraordinary form" (forma extraordinária). 

Hoje também eu li que pesquisa recente mostra crescimento da missa latina nos EUA. Tenho a impressão que Francisco tentou colocar um dilúvio em um copo de papel, como diz aquela música "Don't Dream it's Over" do grupo Crowded House (aliás, essa parte da letra da música foi parar no título de artigo que escrevi sobre o Islã, hehehe).

A pesquisa foi apresentada pela revista The Crisis Magazine, que fez entrevistas antes e depois do documento de Francisco.


Viva Cristo Rei!!

ICXC NIKA


6 comentários:

Adilson disse...

Vídeo BELÍSSIMO.

Umas das perguntas que mais me incomoda?

Por que no BrasiL NÃO TEM um movimento tradicionalista assim? É disso que falo quando vejo indignações contra bispos e o clero: a indignação é bem vinda (dentro da santidade), mas a indignidade e ataque com adjetivos NÃO VAI TRAZER FRUTOS! Principalmente frutos na sociedade de esclarecimento sobre a Santa Missa.

É como aquele funcionário que só reclama da empresa do mau reconhecimento, mas nada faz para mudar a si mesmo.

Seria de GRANDE VALOR e PRODUTIVO que MontFort, TFP, FSSPX, IBP e todos os grupos e associações fizessem isso: produzissem incansavelmente vídeos assim e cada qual em suas cidades realizassem atos de desagravos e até marchas diante das Dioceses e arquidioceses locais.

COmo seria produtivo se houvesse congressos e conferências fraternais entre esses grupos tematizando a Missa Tridentina. Quem sabe até mesmo um grande encontro onde até se convidasse políticos conservadores e mesmo youtubers influenciadores conservadores, os quais passariam a entender algo do qual estão muito por fora.

Imagine-se: o Terça Livre trazendo esse problema em seus boletins!!! Até hoje estranha-me o fato de não se manifestarem sobre o tema (talvez porque tem a confusão e acabem perdendo apoio dos católicos)

Principalmente os influenciadores que passariam até mesmo a pontuar a relação dos atuais problemas na Igreja com a decadência em nossa sociedade e até mesmo no Ocidente.

Enfim...

Rezemos, rezemos e rezemos.

Rafael Pauli disse...

Caro Adilson!

Permita-me responder ao seu questionamento:

"Por que no BrasiL NÃO TEM um movimento tradicionalista assim?"

e o Sr. complementa com:

"Seria de GRANDE VALOR e PRODUTIVO que MontFort, TFP, FSSPX, IBP e todos os grupos e associações fizessem isso [produção]"

(Acrescento também com destaque aqui no Brasil: FSSP (São Pedro) e a Resistência, que são dissidentes da FSSPX)

-----

Respondo:

A questão aqui acaba sendo de certa forma mais profunda, porque embora o que une esses institutos seja o Rito Romano, ao mesmo tempo vários pontos cruciais dividem esses mesmos grupos.

Por exemplo, o IBP/FSSP não são contra o CVII.
Para a FSSPX, isso é impossível pois é através do CVII que nasce o Rito de Paulo VI, em suma: Liberalismo.

IBP/FSSP e outros grupos Eclesia Dei só existem por conta do indulto inicial de JPII e posterior Motu Proprio de Bento XVI.

Para a visão da FSSPX, isso é inadmissível pois o indulto e o Motu Proprio foram apenas instrumentos para tentar sufocar a FSSPX.

Dessa forma o Vaticano amordaçou os que por escrúpulos de consciência não queriam "se separar de Roma". Ela dá o indulto, porém não permite que você seja contra Missa Nova e CVII.

Não sei se me fiz claro, porém são diferenças gigantescas pois impactam no próprio magistério e doutrina.

Não por menos Dom Marcel advertiu:

"Desaconselhamos aos fiéis de irem às missas desses padres que abandonaram a luta contra a missa nova. É de se esperar que um dia esses padres se vejam obrigados, pelo seu bispo, a celebrarem também a missa nova (...), a aceitarem a comunhão na mão ou a rezarem a missa voltada para o povo".

É por isso que destaco no post do Cardeal Burke e Mueller (fiz um comentário a respeito) esse posicionamento de ser a favor do Rito Tradicional, ao mesmo tempo que defender Missa Nova e CVII. É uma grande contradição.

O Rito Tradicional entra em choque diretamente com o CVII. E por isso o esforço desde Paulo VI para suprimi-lo, como agora Francisco apenas está dando sequência ao que foi planejado na Reforma Litúrgica de 69.

Lembro o amigo pessoal de Montini, o Filósofo Jean Guiton que em seu livro detalha uma conversa com Paulo VI:

“Mas essa missa dita de São Pio V, como se a vê em Ecône, se torna o símbolo da condenação do Concílio. Ora, jamais aceitaremos, em nenhuma circunstância, que se condene o Concílio por meio de um símbolo.”

Assim como, o Papa João Paulo II resumiu o posicionamento conciliar:

”A renovação litúrgica é o fruto mais visível de toda a obra conciliar”

Não por menos hoje temos Papa Francisco dizendo que o Novus Ordo é que é a lex orandi da Igreja.

Não sei se o senhor entende esses termos, falo isso porque no início do meu processo de conversão eu não sabia.

Lex orandi lex credendi

A fé que se reza, é a fé que se crê (em tradução livre).

Ou seja, instituir o Rito de Paulo VI como Lex Orandi é dizer que a Igreja crê somente nesse novo Rito, e ele sendo a materialização do CVII.

Entende a problemática?

Rafael Pauli disse...

Update:

Sobre a produção de material no Brasil é bem complicado. Falo porque para conseguir comprar um terreno para uma nova capela é uma dificuldade aqui no Sul, cerca de 200.000 reais um terreno de 600m2.

Fora que ainda é necessário construir a capela. Por isso, a Missão ocorre num espaço amplo dentro da casa de um fiel.

E é a única Missão da Fraternidade em SC, ocorrendo 1x ao mês apenas.

Os fiéis que participam são humildes, e estamos indo aos poucos juntando dinheiro, pensando nessa Missão no futuro.

Enfim... nos Estados Unidos (vídeo acima) a realidade é um pouco diferente.

-----

Para outras missões, fora do país. Destaco alguns canais de comunicação bem ativos, onde destaco:

https://www.youtube.com/c/FSSPXPortugal/videos

(vídeos frequentes em português de portugal)

https://www.youtube.com/c/SSPXNewsEnglish/videos?view=0&sort=p&flow=grid

(Canal inglês, deixei ordenado pelos vídeos mais vistos, tem vídeos muito bonitos). Se ordenar por data mais atual, tem vários vídeos recentes, porém precisa entender um pouco mais de inglês).

Adilson disse...

Obrigado, nobre Rafael por sua exposição.

Eu já sabia que IBP e FSSPX não se opunham ao CV II: também sou inscrito no Canal Controvérsia Católica, e sempre que posso assisto aos seus vídeos. Aliás, os argumentos do pessoal ali são realmente contundentes.

Então, a conclusão seria: NOSSO MAIOR problema é pois UNIDADE. Seria isso de fato o que desbaratou a Igreja com o CV II? Então, quem ou aqueles que realizaram aquele concílio realmente foi no CORAÇÃO da Igreja. Ou seja, ele/eles sabiam onde estava a FUNDAÇÃO, para fazer ruir todo o prédio.

Embora conseguimos ver na história ocidental a partir da ascensão das raízes dos movimentos liberas (já presentes no antes do séc. XVI) e das mentalidades que produziram nas Sociedades (que entrou na Igreja) todos os elementos intelectuais, NÃO resta dúvidas: foi o ESPÍRITO DE SATÃ que alimentou essa grande arma contra a Igreja.

Bom, resta-nos uma pergunta:

Mons. Lefebvre PAGOU CARO por se opor enfatica e publicamente ao CV II. Foi o único a enfrentar isso abertamente; foi o único, portanto, a sofrer uma DURA punição.

Quem será ou quais serão os bispos a se erguer? Ou caberá aos leigos essa PELEJA? (mais a que leigos? Se não há unidade entre eles?)

Algo é certo: ser foi por meio de bispos que o CV II se opôs a tradição, será por meio de bispos que sua condenação se dará.

Abraço, Rafael

Rafael Pauli disse...

Caro Adilson,

Seu comentário ao colocar Fundação/Coração está muito em sintonia com a Encíclica Pascendi (1907) de São Pio X, onde houve a condenação formal do Modernismo. Destaco já uma parte da sua introdução:

"Estes, em verdade, como dissemos, não já fora, mas dentro da Igreja, tramam seus perniciosos conselhos; e por isto, é por assim dizer nas próprias veias e entranhas dela que se acha o perigo, tanto mais ruinoso quanto mais intimamente eles a conhecem. Além de que, não sobre as ramagens e os brotos, mas sobre as mesmas raízes que são a Fé e suas fibras mais vitais, é que meneiam eles o machado."

Esses após a condenação se esconderam nos bueiros do Modernismo. E como ratos, continuaram a dispersar suas doenças de formas anônimas, com pseudônimos ou iniciais.

Tanto que 3 anos mais tarde, em 1910, São Pio X lança um Motu Proprio complementando a Pascendi. No qual destaca:

"Com efeito, eles [os modernistas] não cessaram de recrutar novos adeptos, de agrupá-los em uma liga clandestina e de, junto com eles, injetar nas veias da sociedade cristã o veneno de suas opiniões, publicando livros e jornais sem o nome dos autores ou com nomes falsos."

E junto ao Motu Proprio, obriga a todos a realizarem o juramento Anti-Modernismo (assinando inclusive a próprio punho).

Quanto ao restante, não quero parecer pessimista, mas o que enxergo para o futuro colocarei no próximo comentário.

Rafael Pauli disse...

Continuação:

Num cenário meramente humano, Deus em sua Providência Divina permitindo a Igreja caminhar em seus próprios erros (como estamos há décadas caminhamos), acho pouco provável que surjam esses bispos que você mencionou.

Por uma razão muito simples: Quem ordena novos Bispos é a Santa Sé, e essa tem direcionado essas sagrações episcopais apenas aos que mantém o modus operandi Conciliar.

Assim como, vemos constantemente novos cardeais sendo erigidos que, somente pela Misericórdia de Deus. Porque é cada um com pensamentos piores do que os outros.

Em suma, temos uma Igreja ocupada em seu alto escalão com raríssimas exceções. (aqui paro para pensar quem seriam essas exceções, é um trabalho árduo).
Essa ocupação está sendo planejada calmamente há milênios pelo pai da mentira, e ganhou força a partir de 1700.

Esses (os homens) arquitetam a destruição da Igreja meticulosamente.
E tolos, porque ainda acreditam que conseguirão.

As portas do Inferno não prevalecerão, e em algum momento o mundo será tomado por assalto pela vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. E aqui o mundo conhecerá o que é Justiça. Ai dos inimigos de Deus e de Sua Igreja.

E aqui (o segundo cenário), que é motivo de grande esperança e alegria:

Sabemos que a Igreja não é feita meramente por mãos humanas. Os homens são apenas instrumentos. E assim como Deus com Sua Misericórdia assiste a tudo, também com o seu braço forte da justiça Ele segue Sua Igreja.

Um exemplo: O Papa Pio IX era liberal e constava na lista de membros da maçonaria.

E o que aconteceu? Caiu nas armadilhas de seus "amigos". Isso foi como que escamas dos olhos que caíram e ele pode ver o mar de lama que se encontrava.

Por isso foi um dos Papas que mais perseguiram o Liberalismo e a Maçonaria, o que convocou o Concílio Vaticano I, o que dogmatizou a Infalibilidade Papal, o que proclamou o Dogma da Imaculada Conceição.

Teve seus erros? Sim... não teve o mesmo pulso de São Pio X. Ainda acreditava num diálogo com os liberais, e pagou o preço por isso.

Devemos rezar pelo Papa Francisco. Imagine aqui caro Adilson se ele for o Papa previsto no 3o Segredo de Fátima que vejo você sempre comentar.

E se naquele meio de tantos corpos antes de ser abatido, ele veja a destruição da Santa Igreja, se sinta culpado e clame num perfeito ato de contrição:

"Perdoa-me Pai!"

Poderia passar a vida inteira querendo destruir a Igreja. Mas naquela fração de segundo antes de ser abatido encontraria a salvação.

Que alegria seria Adilson! Escrevendo-te isso meus olhos ficam marejados imaginando a festa que seria no céu!

Devemos alimentar essa esperança. Porque as Portas do Inferno não prevalecerão.

Eu vivo essa esperança, batalho como posso, e ficaria feliz de ver o triunfo em vida. Mas se eu não ver, do que importa? Quero estar salvo e ver Maria Santíssima pisando a cabeça dessa serpente e jogando-a novamente ao mais profundo abismo do inferno.

"Minha vida é um brevíssimo segundo", como diz o poema de Santa Terezinha do Menino Jesus.

Logo isso tudo passará. Nós, os templos, os papas, os cardeais e todo o clero.

Mas a Sua Igreja triunfará. Não tenhamos dúvida alguma disso.