sábado, 29 de abril de 2023

Mente Woke - Apocalíptica, Marxista e Gnóstica.


Elon Musk deu entrevista para Bill Maher. A entrevista tem sido muito debatida pois Maher perguntou por que Musk acha que a mente woke (esquerdista com ênfase em política identitária, na prática relacionada com gayzsimo, LGBT, feminismo e anti-racismo contra negros) é apocalíptica, é uma abordagem que tende a destruir a humanidade.

Não tenho tempo para traduzir tudo, mas vou traduzir algumas frases de Musk:

Maher perguntou: “Você falou sobre esse vírus da woke mente em termos realmente apocalípticos, você deveria explicar por que não acha exagero dizer coisas como levar a civilização ao suicídio. Em primeiro lugar, o que é o vírus da mente woke?”

Musk respondeu:

“Acho que precisamos ser muito cautelosos com qualquer coisa que seja anti-meritocrática e qualquer coisa que resulte na supressão da liberdade de expressão”.

"A liberdade de expressão costumava ser um valor de esquerda ou liberal, mas vemos na citação 'esquerda' um desejo de realmente censurar, e isso parece loucura."

“Então, esses são dois dos aspectos do vírus woke da mente que eu acho muito perigoso, é que muitas vezes é muito anti-meritocrático e você não pode questionar as coisas. Até o questionamento é ruim.”

“Acho que devemos estar extremamente preocupados com qualquer coisa que prejudique a Primeira Emenda (liberdade de expressão da Constituição dos EUA)”

Maher pergunta onde Musk  acha que esse 'vírus woke da mente  se originou:

“Eu estava tentando descobrir de onde isso estava vindo. Na verdade, acho que já faz muito tempo que está fermentando, acho que está acontecendo há algum tempo, e a quantidade de doutrinação que está acontecendo nas escolas e universidades é muito além do que os pais imaginam"

---
Outro dia eu li um debate escrito pelo filósofo católico Edward Feser sobre se o pensamento woke é marxista ou não.


Feser apresenta um debate, em que um autor defende que a mente woke é marxista, enquato outro autor diz que a fonte do woke é basicamente o liberalismo. Feser finaliza mais do lado da abordagem de que woke é marxista, mas tem ponderações e conclui dizendo que marxismo e nazismo são basicamente gnosticismo.

É um texto bem interessante. 

Na minha opinião, acho que há diferenças entre o marxismo escrito por Karl Marx e o marxismo que foi exercido na prática que costuma sempre vir muito acompanhado de nacionalismo, que Marx não defendeu.  Enquanto o conservadorismo social apresentado em filmes ou propagandas políticas sobre países marxistas é basicamente falso.

Assim, acho que é preciso primeiro definir o que se chama de marxismo, o que Feser e os autores não fizeram.

E sim, marxismo e nazismo possuem muitas semelhanças e são gnosticismo.

Quanto ao liberalismo, acho que é fonte do próprio marxismo. Veio primeiro.

Leiam o texto de Feser clicando aqui.



Nenhum comentário: