quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Bispo Strickland Manda Recado para Sínodo

 

Esta semana, muitos sites católicos noticiaram que o papa Francisco vai pedir (exigir) a renúncia do Bispo Strickland, de Tyler, no Texas. Strickland tem se levantado recorrentemente contras as heresias que andam sendo espalhadas a partir da hierarquia da Igreja.

Os conservadores estão se posicionando do lado dele, como mostra o post abaixo de Michael Matt:


Hoje, bispo Strickland pareceu deixar um recado para o Sínodo da Sinodalidade que se aproxima, reafirmando o imenso pecado do ato homossexual e como esse pecado é grave e quem o pratica não deve receber a Eucaristia. E também reafirmando o pecado do adultério, e que da mesma forma o adúltero não pode receber a Eucaristia. 

Quem quiser ler o texto todo, pode clicar aqui. Vou traduzir apenas algumas partes abaixo:

"Um pecado mortal é qualquer pecado cuja causa seja grave e que tenha sido cometido voluntariamente e com pleno conhecimento da sua gravidade. Esses assuntos graves incluem (mas não estão limitados a): assassinato, receber ou participar de aborto, atos homossexuais, relações sexuais fora do casamento ou em um casamento inválido, envolvimento deliberado em pensamentos impuros, uso de contraceptivos, etc. relativamente aos pecados ou à necessidade da confissão sacramental, exorto-vos a falar com o vosso pároco; e se você cometeu um pecado mortal, imploro-lhe que se confesse antes de receber a Eucaristia.

O Código de Direito Canônico de 1983 afirma: “Uma pessoa que está consciente de um pecado grave não deve receber o corpo do Senhor sem prévia confissão sacramental, a menos que haja uma razão grave e não haja oportunidade de confissão; neste caso, a pessoa é estar atento à obrigação de realizar um ato de contrição perfeita, incluindo a intenção de confessar o mais rápido possível”. (CIC 916). 

Este ensinamento também é encontrado no Didache, um documento cristão primitivo datado de cerca de 70 d.C. . Se vivermos intencionalmente de uma maneira contrária ao ensinamento da fé católica, e nos apegarmos obstinadamente a crenças que contradizem a verdade que a Igreja ensina, colocamo-nos num estado de grave perigo espiritual. Podemos consolar-nos com o facto de isto poder ser remediado, uma vez que a abundante misericórdia de Deus está sempre disponível para nós, mas devemos arrepender-nos humildemente e confessar os nossos pecados para recebermos o Seu perdão.

Isto leva-me a outro ponto que gostaria de discutir, uma vez que é provável que seja discutido no próximo Sínodo sobre a Sinodalidade. Tem havido muita discussão sobre indivíduos que se identificam como membros da comunidade LGBTQ que procuram receber a Sagrada Comunhão. Sinto que é importante afirmar o seguinte nesta carta pastoral: A Igreja oferece amor e amizade a todos os indivíduos LGBTQ, como Cristo oferece a cada um de nós, e a Igreja procura capacitar cada pessoa a viver o autêntico chamado à santidade que Deus pretende para eles. Devemos deixar claro, no entanto, que a Igreja não pode oferecer a Sagrada Comunhão a uma pessoa se essa pessoa estiver ativamente envolvida em um relacionamento entre pessoas do mesmo sexo, ou se uma pessoa não viver de acordo com o sexo que Deus a formou para ser na sua concepção e nascimento

A Igreja ensina que aqueles que experimentam sentimentos de atração pelo mesmo sexo ou disforia de género não pecam simplesmente porque têm tais sentimentos, mas agir livremente de acordo com esses sentimentos é pecaminoso e não está de acordo com o desígnio de Deus para os Seus filhos. Para quem vive estes sentimentos, é de facto um caminho difícil, por isso encorajo-vos a procurar o apoio espiritual e emocional do vosso pároco e de familiares e amigos de fé que possam ajudá-los a discernir e a viver o autêntico chamamento à santidade de Deus. pretende para você. Eu também ofereceria isto: independentemente de quem somos, devemos sempre lembrar que seguir Jesus significa seguir o caminho da Cruz. Será difícil, mas tenha certeza, Ele caminha conosco se Lhe pedirmos.

Além disso, quero afirmar claramente que a Igreja nunca tolera e nunca tolerará a recepção da Eucaristia por um católico que persista em qualquer união adúltera. A pessoa deve primeiro arrepender-se do pecado do adultério e receber a absolvição sacramental, e também ter a firme resolução de evitar este pecado no futuro. Em outras palavras, o adultério deve terminar para que o indivíduo receba a Sagrada Comunhão. Para aqueles que já tiveram um casamento anterior e se divorciaram e agora pretendem casar novamente, peço-lhe que fale com o seu pároco para que ele possa aconselhá-lo e ajudá-lo na sua situação específica.

Como parte do Corpo de Cristo, devemos lembrar que todas as pessoas são filhos de Deus; Cristo derramou Seu sangue por cada pessoa. Amamos e acolhemos os nossos irmãos e irmãs não-católicos, e devemos procurar convidá-los para a plenitude da Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica sempre que possível. Encorajo-vos a partilhar a vossa fé e a convidá-los a assistir à Santa Missa convosco, mesmo que não possam receber a Comunhão. Como parte da partilha da sua fé, peço-lhe que partilhe com eles porque é que a Eucaristia é tão especial e porque é reservada apenas aos católicos que estão em estado de graça (sem pecado mortal) e que estão em plena comunhão com a Igreja.

Não faltam grandes santos que falaram e escreveram eloquentemente sobre a beleza, o poder e a eficácia espiritual da Eucaristia, desde os primeiros Padres da Igreja, como São Justino Mártir e Santo Inácio de Antioquia, até Doutores da Igreja, como Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, aos santos dos tempos mais modernos, como São Pedro Julião Eymard e o Papa São Pio X. Encorajo todos a assumirem o compromisso de aprender com santos fiéis como estes, a fim de aprofundar o nosso amor e apreço ao nosso Senhor Eucarístico que deu Seu Corpo e Sangue, Alma e Divindade em um sacrifício perfeito pela salvação do mundo.

A beleza dos sacramentos, especialmente da Eucaristia, chama-nos a uma relação cada vez mais profunda com Jesus Cristo, vivo e presente entre nós. Busquemos uma fé mais profunda de que Jesus Cristo, que caminhou entre nós há dois mil anos, permanece conosco como prometeu. Os sacramentos são Cristo entre nós, chamando-nos a viver o Seu amor sacrificial em todas as nossas interações com outros membros do Seu Corpo, a Igreja.

Que Nosso Senhor o abençoe e que Nossa Mãe Santíssima interceda por você enquanto você continua a crescer na fé, na esperança e na caridade."


Nenhum comentário: