O peronismo que há décadas domina a Argentina perdeu de forma avassaladora as eleições hoje. O candidato vencedor, Javier Milei, chegou a xingar o papa Francisco de "comunista" e "representante do capeta" e nem por isso perdeu a eleição. Por que o povo argentino despreza tanto o papa conterrâneo deles? Por que Francisco é tão impopular em sua terra natal?
Sim, durante o pontificado de Francisco milhões de católicos na Argentina deixaram de ser católicos, como acontece em várias partes do mundo. Essa decisão de abandonar o catolicismo deve ter ajudado ao desprezo ao papa, mas, por outro lado, como o caso na Argentina é um dos piores no mundo em termos de abandono ao catolicismo, e vivemos tempos de um papa argentino, a culpa por esse abandono também cai no colo de Francisco.
Não será fácil para Milei, eu até apostaria no insucesso dele, pois as forças peronistas estão disseminadas há décadas no país (inclusive na Suprema Corte do país) e o povo está mais pobre e está acostumado com o dirigismo estatal. Além disso, o país deve muito em dívida externa e Milei já detonou a China e o Brasil, países que não devem querer ajudá-lo e os Estados Unidos são (des)governados por um homem senil de extrema-esquerda. E a Europa..., bom a Europa não conta, é "café com leite" nas relações internacionais.
Milei tem que rezar para a volta de Trump!
Em todo caso, a eleição de Milei é histórica inclusive para a história milenar da Igreja.
Um comentário:
Desejamos e esperamos que Milei consiga se sair bem durante seus trabalhos.
Quanto a Francisco: Por que Francisco é tão impopular em sua terra natal? Bom, o jornalista Sandro Magister é a melhor fonte para responder essa ótima pergunta.
Eu arrisco dizer que o povo sabe das porcarias que Francisco praticou durante seus anos de revolução e maluquices de jesuítas por lá.
Postar um comentário