domingo, 15 de setembro de 2024

Ufa. Até que Enfim


Eu escrevi um livro em 2016 (há oito anos), chamado Papa Francisco: dos Sapatos Pretos à Heresia? mostrando a enorme quantidade de vezes que Francisco se colocou na posição de herético. Eu já me sentia atrasado naquela época, pois, por exemplo, já havia um documento de padres anônimos denunciando possíveis heresias de Francisco.  Mas grandes intelectuais católicos no mundo, mesmo quando escreveram livros denunciando alguns aspectos do pontificado de Francisco,  como o filósofo Edward Feser, resistiam a chamá-lo de herético.

Parece que chegaram lá, depois da heresia "todas as religiões levam a Deus" dita na semana passada.

Disse Feser: "Nenhuma pessoa intelectualmente honesta pode negar que Papa Francisco é comparável ao notório Papa Honório, que foi condenado por seus sucessores e por três concílios por dar apoio e conforto a heresias. A diferença é que os erros de Honório foram bem menos e menos óbvios".

Aguardo ainda gente como Peter Kreeft ou Scott Hahn. Do pessoal do clero, como cardeal Burke, cardeal Sarah ou bispo Barron, eu não tenho muitas esperanças não.

By the way, leiam qualquer livro de Feser. Sempre recomendo e já contrinui com dinheiro para que um livro dele fosse traduzido no Brasil.

Recomendo também livros de Kreeft ou Hahn.



Um comentário:

Leonardo Santana de Oliveira disse...

Em 2013 eu te avisei que Bergoglio não é e nunca será legítimo sucessor de São Pedro e vc ficou revoltado.
Pelos seus frutos os reconhecerei