Trump repostou um artigo da Fox News que relaciona as medidas que Trump adota contra Maduro na Venezuela à Rússia de Putin.
Enquanto um post do Twitter que é muito lido disse que Trump está olhando para as influências da Rússia e da China na América do Sul ao atacar os narcoterroristas venezuelanos.
Veio-me uma pergunta: quem são os acadêmicos sul-americanos que lidam com esse assunto de forma séria, sem viés ideológico burro? Qual artigo acadêmico sério discute a Venezuela e seu poder bélico, o narcoterrorismo de fonte venezuelana, sua relação com a Rússia e a China, e como o Brasil se move em relação a isso?
Tenho doutorado em Relações Internacionais. As Relações Internacionais podem tradicionalmente ser definidas como a ciência política voltada para conflitos internacionais.
Eu recebo informações sobre seminários de Relações Internacionais quase toda semana. Quais são os tópicos que eles estão debatendo? Respondo: gays e relações internacionais, o poder das mulheres, o imperialismo americano, o "Cone Sul" na luta contra o poder financeiro...Sobre a Venezuela, caso exista, é para dizer que ela é uma esperança contra o suposto imperialismo.
Não há, virtualmente, nada sério sendo discutido.
E não é só no Brasil. Nas conferências de Filosofia que tenho que participar atualmente, eu não costumo ter interesse em assistir a nada, nenhum debate. 80% é nonsense completo que não interessa a ninguém.
Sobre teologia, outro dia participei de uma conferência de teólogos em Dublin (Irlanda). Meu artigo era sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Mesmo a atual guerra sendo o assunto mais relevante na Europa, eu fui o único a falar sobre o assunto. Os outros artigos eram até interessantes, bem mais interessantes do que aqueles que costumam ser apresentados em seminários de Relações Internacionais ou Filosofia, porque, afinal, teologia é mais interessante. Mas ninguém tocou na questão dessa guerra, que gerou um dos maiores cismas na história da Igreja Ortodoxa.
Realmente, as universidades estão definhando e se autodestruindo.
Bom, eu gostaria de escrever sobre a Venezuela. Mas, no momento, não tenho tempo algum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário