sábado, 15 de junho de 2013

Eutanásia - O Medo de Depender dos Outros

 

Estes dois homens acima resolveram se matar, procuraram um médico que fazia eutanásia. Eles eram doentes terminais? Não, estavam completamente saudáveis. O que tinham, então? Eles eram surdos e estavam ficando cegos, então como viam que ia depender mais das pessoas, eles se desesperaram e decidiram se matar. Seus pais não apoiaram a decisão deles de se matarem, mas eles insistiram.

Esta é uma das histórias contadas pelo Wall Street Journal, em uma excelente reportagem de ontem sobre eutanásia.

Os dois homens acima se chamavam Marc e Eddy. Eles eram belgas e a Bélgica permite eutanásia, assim como a Suiça, a Holanda e Luxemburgo.

A Bélgica agora está em vias de aprovar eutanásia até para crianças que desejem se matar. Como diz o padre Andre-Joseph Leonard na reportagem: "na Bélgica menores não podem comprar ou vender coisas, nem se casar, mas de repente eles parecem maduros para se matar".

Há também o caso de uma senhora que foi diagnosticada como tendo início de Alzheimer. Ela decidiu então que vai fazer eutanásia, assim "que ver que irá perder o controle do que pensa". O marido apoia, discute-se apenas se os netos vão assistir a vó se matar.

Nos Estados Unidos, alguns estados (como Oregon, Washington, Vermont e Montana) permitem o suicídio assistido, que diferencia da eutanásia apenas pelo fato de que é o paciente que aplica a dose letal.

Tem também nos Estados Unidos um grupo  chamado Final Exit Network (Rede Saída Final), que divulga a "exit bag" (bolsa de saída), da foto abaixo:


Você coloca a exit bag na cabeça e joga gás hélio, daí morre.

Qualquer um pode fazer isso, crianças ou adultos.

O que acontece com o mundo hoje que cada vez mais vê a morte com bons olhos? Nós não vivemos mais e de forma mais confortável do que nossos pais, especialmente em países como Estados Unidos, Bélgica ou Suiça?

O que dizem os defensores da eutanásia? Eles sempre falam em: 1) ter controle da vida; 2) morrer com dignidade; 3) Não provocar prejuízo para a sociedade.

A clínica na Suiça que faz eutanásia se chama Dignitas (dignidade).

---

O que acontece com o mundo? Orgulho. As pessoas não aguentam depender das outras, é um fardo enorme para o mundo que idolatra a aparência.

Dignidade virou sinônimo de ótima aparência e riqueza para fazer o que bem entender. A falta de dinheiro ou a simples expectativa de uma aparência ruim levam às pessoas em pensar em si matar.

É também egoísmo. Hoje, não temos tempo para os outros, não queremos ter filhos, por exemplo, porque iria exigir muito da gente, daí o valor que se dá ao aborto.

É o mundo eliminando os carentes pelo modo mais simples, convencendo a eles mesmos que eles não prestam para nada, pois iram depender dos outros.

Devemos aprender a nos dedicar aos outros para vencer o egoísmo. E devemos também aprender a se deixar ajudar para vencer o orgulho.


3 comentários:

Anônimo disse...

Cara, vc sabe se é o gás Hélio mesmo ? Acho que usam outro gás no exit bag, acho que o Hélio é mais difícil de ter êxito.

Pedro Erik Carneiro disse...

Parece que sim. Veja em https://en.m.wikipedia.org/wiki/Suicide_bag

Abraço,
Pedro

Anônimo disse...

Só para avisar que o gás hélio vendido no br ( como o ballon time), possui 20% de oxigênio misturado por causa da onda de suicídios que teve um tempo atrás em aspecto internacional,por isso pesquisem muito antes de executar este método, pois você pode acabar em estado vegetativo.