domingo, 15 de dezembro de 2013

Papa Francisco diz que Marxismo é errado, mas...


Pois é, mais uma entrevista do Papa Francisco, eu já disse aqui que ele podia parar com elas, pois ele acaba expondo a fragilidade de seu pensamento. Eu amo o Papa Francisco, mas ele fica frágil e vacilante quando fala em entrevistas. E olha que eu acho esta última a melhor entrevista do Papa.

A nova entrevista foi dada para o jornal Vatican Insider.

Em geral, a entrevista é muito boa, mas tem dois (ou três) pontos bem problemáticos.

Primeiro vamos aos ótimos pontos positivos:

1. O Papa Francisco ressalta que o Natal significa esperança e suavidade. Esperança na vinda do Salvador.

2. O Papa exalta a importância da Terra Santa e diz que pretende visitar Israel.

3. O Papa exalta a perseguição aos cristãos (católicos, protestantes ou ortodoxos) no mundo, apesar de não dizer quem é o algoz dos cristãos.

4. O Papa acaba de vez com a ideia que iria nomear mulheres para cardeais.

5. Fala que devemos combater a fome no mundo, especialmente das crianças.

6. Fala que defende a Doutrina Social da Igreja e que não quer mudá-la.

7. O Papa aproveitou para corrigir o que saiu em outra entrevista dele. Na outra entrevista dele, ele teria dito que saiu do Conclave antes de dizer sim para o papado para orar. No entanto, muitos cardeais negaram que o Papa saiu da sala do Conclave para orar antes de ser eleito papa. Ele afirmou agora que orou apenas depois de ser escolhido Papa. 

Agora, vamos aos dois (ou três) pontos preocupantes.

1. O Papa foi acusado por alguns conservadores americanos de promover o socialismo, o Papa seria, para eles, marxista. Eu cheguei a defender o Papa aqui contra estes conservadores que estão na Revista Veja também.

Mas como o Papa Francisco respondeu à acusação de ser marxista?

Ele simplesmente disse:

The Marxist ideology is wrong. But I have met many Marxists in my life who are good people, so I don’t feel offended.”

Traduzindo: "O Marxismo é errado, mas eu tenho muitos amigos marxistas que são boas pessoas, então eu não fico ofendido (com a acusação de ser marxista)"

Perdão, Papa Francisco, mas esta resposta é muito fraca.

Para começar, ele não detalha o que está errado no marxismo, apenas dizer que é errado não descreve bem a destruição que esta ideologia causou e causa no mundo. Basta ver a sua terra argentina, Venezuela, Bolívia, Coréia do Norte, Cuba,...

Segundo, como não se sentir ofendido sendo chamado de marxista, sabendo de tantas mortes que esta ideologia provocou e como ela afastou os homens de Deus?

Terceiro, se você considera que seus fiéis (ou amigos) seguem uma "ideologia errada", é dever do pastor alertá-los.

Quarto, em geral pode-se dizer que há boas pessoas seguindo qualquer ideologia. Tem muita "gente boa" que defende o casamento gay e o aborto. Isto não torna a ideologia melhor, apenas exige mais daqueles que devem levar essa "gente boa" para o caminho de Deus.

Quinto, faltou detalhar o que ele entende como boas pessoas.

2. O Papa disse que considera o ecumenismo um prioridade do seu papado. Eu tenho muito receio desta prioridade, para onde nos levará, temos de ter muito cuidado para não diminuir a Igreja de Cristo.

Outro ponto preocupante dependerá dos resultados. São as sugestões que sairão dos oito cardeais que ele escolheu para aconselhá-lo, não gosto deste tipo de "ministério" na Igreja, mas rezo para dar certo.

Rezemos pelo Papa Francisco. Eu diria que nossas orações têm surtido efeito, ele parece que se arrependeu de uma entrevista que deu, e está bem melhor em suas respostas, mas precisamos continuar orando.


Nenhum comentário: