quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Quantos Mártires Cristãos em 2013? O Silêncio dos outros Cristãos


Hoje é dia de Santo Estevão, o primeiro mártir cristão, o próprio São Paulo ajudou a matá-lo. Em 2013, repetimos o gesto de São Paulo e vimos muitos cristãos serem mortos, sem fazer nada, nos omitimos. Na Noite de Natal, foram 37 no Iraque.

O colunista do jornal Catholic Herald, Ed West, escreveu um livro chamado "The Silence of Our Friends: The Extinction of Christianity in the Middle East" (O Silêncio de Nossos Amigos: A Extinção do Cristianismo no Oriente Médio). O livro detalha o silêncio do mundo cristão frente ao genocídio religioso.

O cristianismo é a religião mais popular do mundo, mas é também a mais perseguida. E ninguém faz nada, apenas assiste-se a matança tentando apaziguar o inimigo (geralmente muçulmanos) com palavras amigas.

Ed West também escreveu um artigo para o jornal Catholic Herald, mostrando os erros históricos nas análises que tentam pintar um passado tolerante muçulmano. E deixando claro que a lei sharia islâmica exige tratamento desigual (piorado) para não muçulmanos.

Na minha casa, eu coloco a estátua de Santo Estevão do lado da estátua de São Paulo. Apesar de eu achar que sem São Paulo não teríamos cristianismo e ficar maravilhado toda vez que leio uma carta dele, coloco-o do lado do mártir Estevão para lembrar o valor da humildade e da necessidade de apoiar os cristãos em todo o mundo.

Abaixo, o quadro "O Apedrejamento de Santo Estevão" de Rembrandt.


Outro dia, eu li uma análise sobre a frase "dê a outra face" de Cristo. O autor, padre Stephen Torraco (coincidência ter o mesmo nome de Estevão), lembrou que a frase significa que não devemos combater o mal com mal, devemos combater com o bem, bondade e caridade. Vingança não é cristã. Mas que a frase não significa sucumbir ao mal, deixar o mal prosperar.

Além disso, nem o próprio Cristo (nem São Paulo) "deu a outra face" quando foi esbofeteado, ver João 18:23 e Atos dos Apóstolos 23:3. Eles cobraram justiça.

Que São Estevão proteja os cristãos em 2014.

3 comentários:

Unknown disse...

Vou aproveitar esta notícia. Obrigado. :)

Pedro Erik Carneiro disse...

Fique a vontade, amigo
Abraços
Pedro Erik

Anônimo disse...

Ser mártir não é problema para o idealista. Falta ao Homem ser moralista e expressar o tamanho absurdo que acometem aos psicopatas ou terroristas. O Diabo também nos ouve!