sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Papa Francisco é contra Capitalismo, como disse a Revista Veja?



A Revista Veja não perde oportunidade de mostrar que não entende nada de Igreja Católica. Cancelei minha assinatura da Revista Veja há muito tempo, mas tive a oportunidade de ler uma reportagem dela sobre as críticas do Papa Francisco ao livre mercado.

A Revista só acertou em um ponto na reportagem: "Papa Francisco não ofereceu nenhuma novidade em termos da Doutrina Social da Igreja".

Aconetece que a Revista Veja (jornalista Adriana Dias Lopes) não sabe o que é a Doutrina Social da Igreja. E pior, ainda cita Max Weber para contrapor o Papa.

Para começar, a Revista Veja simplesmente não leu a Encíclica Rerum Novarum, citada na reportagem e considerada a "Carta Magna da Doutrina Social da Igreja".

A Rerum Novarum não é conhecida por condenar o capitalismo, como diz a Revista e sim por condenar tanto o capitalismo, quanto o socialismo e por fundar um inteira doutrina econômica chamada Distributismo. Pois o Papa Leão XIII disse que o mundo precisava de "justiça distributiva".

O que é Distributismo? Bom, eu tenho um blog inteiro dedicado ao tema, chamado Bloco 11, Cela 18, acessem lá.

O principal princípio do Distributismo é a propriedade. A Igreja quer que mais gente tenha propriedade privada. Como disse: Chesterton: "o principal problema do capitalismo é que há poucos capitalistas".

Como uma doutrina que prega a propriedade privada pode ser contra o capitalismo?

A Rerum Novarum diz por exemplo no sobre o socialismo (parágrafo 15): 

Por isso, é claro que o principal princípio de socialismo, comunidade de bens, deve ser totalmente rejeitado, uma vez que só fere aqueles que parece destinado a beneficiar, é diretamente contrária aos direitos naturais da humanidade, e iria introduzir confusão e desordem para o bem público. O primeiro e mais fundamental princípio, portanto, se alguém se compromete a aliviar a condição das massas, deve ser a inviolabilidade da propriedade privada. Esta sendo estabelecida, passamos a mostrar onde o remédio procurado deve ser encontrado.


E Max Weber? Ai, meu Deus, as pessoas deveriam pesquisar mais antes de escrever. Que tal pesquisar sobre como os monastérios católicos instituíram os princípios que Max Weber disse que foram os protestantes, como o trabalho árduo e o incentivo a poupança? Ver por exemplo, os monges cistercianos. 

Atenção pessoal da Revista Veja, pelo menos, leiam as encíclicas antes de escrever sobre elas.

Além disso, não adianta argumentar que mundo está muito melhor hoje com o acesso a bens materiais.

Pelo amor de Deus, entenda Revista Veja, a Igreja lida com todo o aspecto do humano, em especial com o lado espiritual. Ser rico não é semelhante a estar melhor.  

Quando o Papa Francisco ou todos os outros papas condenam a busca exagerada do consumo é porque ele estão preocupados com o humano, com que as pessoas não concentrem suas carências em bens materiais, pois a Igreja sabe que a felicidade verdadeira está apenas em Cristo. 

Será que os jornalistas da Veja que são católicos, como Reinaldo Azevedo, criticaram a própria revista? 

Eu sei, o problema não é apenas a Revista Veja, creio que nenhuma revista brasileira é capaz de escrever com precisão mínima sobre a Igreja e o problema se alastra pelo mundo. Nos Estados Unidos, gente que odeia a esquerda, como Rush Limbaugh, anda dizendo que o Papa Francisco é socialista.

Fazer o quê? Como disse o filósofo Peter Kreft, em seu livro sobre a Bíblia: há dois de tipos de gente apenas: os que estão com Cristo e os que estão contra (Gênesis 3:15 ou João 8: 41-47).


Nenhum comentário: