segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Vídeo: Conto das Três Árvores. "O que queremos da vida, e o que Deus quer".


Hoje eu vi um bonito conto no site Xt3 (já falei aqui deste site). É o conto das três árvores. Vou traduzir para vocês.



Era uma vez três árvores que ficavam na mais alta montanha de uma cidade. Elas sonhavam em o que seriam no futuro. 

A primeira árvore olhou para as estrelas e disse: "Eu quero ser um baú de tesouros, guardando o tesouro mais caro do mundo. Eu serei o mais lindo baú de tesouros que já existiu".

A segunda árvore disse: "Eu quero me tornar no mais lindo navio, eu carregarei reis e rainhas pelos oceanos nos quatros cantos do mundo."

A terceira árvore olhou para a cidade no vale abaixo e disse: "Eu quero ser a árvore mais alta do mundo, para que as pessoas quando olharem para mim, dirijam seus olhos para o céu, e pensem em Deus."

Certo dia, chegaram os lenhadores.

O primeiro lenhador disse sobre a primeira árvore: "Esta árvore é linda, perfeita para mim". Então, ele cortou a árvore. A árvore pensou: "Chegou meu dia, vou me tornar em um baú de tesouros".

O segundo lenhador disse sobre a segunda árvore: "Esta árvore é bem forte, perfeita para mim". Então, ele cortou a árvore. A árvore pensou: "Chegou meu dia, vou me tornar em um lindo navio".

O terceiro lenhador disse sobre a terceira árvore: "Eu não preciso de nada especial, qualquer árvore serve". Então, ele cortou a terceira árvore. A árvore pensou: "O que eu me tornarei agora?".

A primeira árvore, que era linda, ao invés de se tornar um baú de tesouros, foi transformada em uma caixa para alimentar animais com feno em estábulos.

A segunda, que era forte, não foi transformada em um belo navio para reis, mas em uma simples jangada para pescadores.

A terceira, que não era nada especial, foi cortada em grandes pedaços, e deixada sem qualquer utilidade.

Os anos se passaram, e as árvores esqueciam seus sonhos.

Mas em uma noite fria, uma luz atingiu a primeira árvore feita de caixa para feno, e uma jovem colocou seu filho recém nascido lá. O marido gostaria de ter feito um berço, mas aquela manjedoura era o que tinha no momento. Naquele instante, a primeira árvore entendeu que ela estava guardando o maior tesouro de todos os tempos.

Anos mais tarde, alguns homens estavam usando a jangada da segunda árvore para pescar. Um dos homens estava cansado e dormiu. De repente, veio uma grande tempestade. Eles acordaram o homem que estava dormindo. Ele se levantou e disse: "paz". A tempestade parou imediatamente. Naquele momento, a segunda árvore entendeu que ele estava carregando o Rei do Céu e da Terra.

Depois de algum tempo, os homens colheram os pedaços da terceira árvore. Juntaram dois pedaços que foram carregados pelas ruas por um homem que sofria zombaria dos outros homens. Ele levou os dois pedaços para uma colina alta. O homem que carregava os pedaços foi pregado neles e deixado para morrer. Mas em três dias, tudo mudou. A terceira árvore entendeu que ela se tornou no maior símbolo do amor de Deus por toda a eternidade, pois Cristo tinha sido crucificado nela.

Nem sempre sabemos os planos de Deus para nossas vidas, os planos dele nem sempre são nossos planos, mas são sempre maiores do que imaginamos.

---
Gostaram?

Serve para nos acalmar em nossas angústias e olharmos para Deus.

Tenho muitas angústias e medos na vida (profissional e familiar), preciso ter mais fé.

Tenho também angústias em relação à própria Igreja Católica. Rezo especialmente pelo Papa Francisco, que, mesmo nos erros que ele cometa, o Espírito Santo saiba mostrar o caminho a Cristo.


4 comentários:

Anônimo disse...

Te amo, pai! E que vídeo show!

Pedro Erik Carneiro disse...

Pai também te ama, pequeno.

O vídeo é show mesmo, mande para seus amigos.

Beijo,
Papai

Duddu Pontes disse...

Pedro, que lindo vídeo! Obrigado por compartilhar!

Sigamos firmes e confiantes nos planos do Cristo!

Abraços!

Pedro Erik Carneiro disse...

É isso, caro Duddu.

ICXC NIKA

Abraço,
Pedro Erik