quinta-feira, 12 de março de 2020

Coronavirus, SARS-CoV-2, Covid-19, Virus Chinês ou Virus Wuhan?


Acima, diplomata chinês quer tirar a culpa da China em relação à pandemia que vivemos.  A China anda até dizendo que a culpa é dos Estados Unidos. Pode? Coisas de ditaduras.

Mas como se pode chamar essa pandemia?

Por óbvio, a pior denominação da pandemia é coronavirus. Pois existem vários coronavirus.

SARS-CoV-2 é o tipo de coronavirus associado a atual pandemia. Então, por óbvio, é adequado chamá-lo por esse nome mais científico.

Covid-19 ou COVID-19 é o nome científico que se deu à doença causada pelo vírus SARS-CoV-2. Então, também parece-me adequado chamá-lo de Covid-19.

Seria adequado de chamá-lo de "Vírus Chinês"? Creio que sim pois a pandemia surgiu lá. Geograficamente é da China.

Seria adequado chamá-lo de "Vírus Wuhan"? Sim, também acho que sim, pois a pandemia tem como epicentro a região de Wuhan na China. Local também de laboratórios de pesquisas de infectologistas.

A China é culpada pelo surgimento do vírus? Aí depende. Sabe-se que é um vírus novo ou nunca detectado. Então, deve-se pesquisar como surgiu.

É de bicho que se transmutou e passou a atacar humanos?

Isso só foi permitido porque os chineses comem bichos exóticos (cachorro, macaco, morcego, cobras e ratos)?

Foi criado em laboratório na China?

Acho que se as respostas para as duas últimas perguntas forem sim, pode-se sim dizer que a culpa é da China, sejam por uma questão de comportamento alimentar inadequado ou por prática científica maligna.

Eu acho adequado chamar de "Vírus Chinês", afinal chama-se de "gripe espanhola" a uma gripe que nunca se soube de onde começou.

Sabemos exatamente onde começou a pandemia do COVID-19.

E by the way, não se pode confiar na China. Nunca se pode esperar que a China diga de forma isenta/científica como surgiu o vírus.


Um comentário:

Isac disse...

Quem sabe se provém do deus da China ou por ordem dele solto: Li Xiping?