terça-feira, 5 de maio de 2020

As Terríveis "Tele-Missas".



O vídeo acima faz sátira do  "catolicismo" que vivemos nos dias de hoje, no qual palavras vazias nos cercam enquanto a realidade é de igrejas fechadas. Eu costumo caminhar com minha família para irmos à missa, nos último domingo não consegui nem entrar na Igreja, pois estava sendo gravada a "missa". No domingo anterior eu até assisti a gravação do lado de fora, tentando que meus filhos não fizessem barulho. Terrível.

O engraçado é que o próprio Francisco declarou em homilia recente que detesta tele-missas!!!

Missas sem gente, nem sacramentos.

Hoje eu li um artigo no site do jornalista Sandro Magister, que relembra a homilia de Francisco sobre "tele-missas" e traz a opinião do historiador católico Leonardo Lugaresi sobre essas missas televisionadas.

O ponto do artigo é dizer que as "tele-missas" não têm substância real, são espetáculos, que podem até excitar, mas são descoladas da realidade e do próprio Corpo de Cristo.

Vocês podem ler todo o artigo de Lugaresi no site de Magister, clicando aqui.

Vou traduzir algumas partes.

A Missa é um Evento, Não uma Performance
por Leonardo Lugaresi
Sobre as "tele-missas", você, Magister, tocou em um problema de importância vital para a Igreja Católica, uma discussão de grande interesse para a qual gostaria de tentar fazer uma pequena contribuição, do ponto de vista de uma pessoa que há muito estuda o julgamento da Igreja antiga em relação ao mundo do entretenimento.
Na concepção dos Padres da Igreja, as performances teatrais são caracterizadas pela presença paradoxal de uma "plenitude" de poder emocional e de um "vazio" de substância real.
De fato, os espetáculos, por um lado, têm o poder de excitar os espectadores e, às vezes, de levá-los a um estado de exaltação (pode-se pensar em certos excessos entre os fãs de esportes ou na intensa emoção que pode capturar o público na presença de uma performance teatral particularmente forte), mas, por outro lado, são por natureza "falsas", no sentido de que não têm substância real ou, se preferir, pertencem a uma ordem de realidade completamente diferente daquela da vida cotidiana de homens - e este é um argumento crucial dos Padres da Igreja - pela impossibilidade de um verdadeiro relacionamento entre o espectador e o ator.
A esse respeito, Agostinho - em uma famosa passagem do livro III das “Confissões” - faz uma reflexão muito aguda, quando observa que “no teatro, o homem quer sofrer ao contemplar incidentes tristes e trágicos que ele não gostaria de suportar ele mesmo."
Mas da "tristeza" da cena teatral o que surge é o prazer, o que para Agostinho, é uma “mirabilis insania”, uma loucura assombrosa, porque na vida real, diante da miséria do homem, a única resposta adequada é a  misericórdia...
O que isso tudo tem a ver com as tele-missas? Muito, na minha opinião, se pensarmos primeiro naquilo que a Missa é em sua essência: um evento e não uma performance.
Para ser mais preciso: a Missa é o evento por excelência, “o próprio sacrifício do Corpo e Sangue do Senhor Jesus”. Toda missa, de fato, “torna presente e atual o sacrifício que Cristo ofereceu ao Pai na cruz, de uma vez por todas em favor da humanidade. [...] O sacrifício da cruz e o sacrifício da Eucaristia são um e o mesmo sacrifício "(Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, nº 280).
..
A representação de um evento na mídia implica, por si só - independentemente das intenções daqueles que o montam e dos que o recebem, como também do “formato” usado - um showbusinessficação, que é em grande parte incompatível com a natureza do evento em si. Sem entrar no lugar dramático em que é realizado, ou seja, sem nos entregar ao tempo e espaço que o delimita, permanece-se sempre, em grande parte, um espetáculo.
As centenas de milhares de missas que são celebradas todos os dias no mundo não são "reprises" produzidas em lotes a partir de um protótipo, mas cada uma delas constitui a atualização do único sacrifício de Cristo, que ocorre de uma vez por todas. A lógica da representação da mídia, em vez disso, é a da repetibilidade e serialização: nessa perspectiva, não há diferença real entre seguir a missa ao vivo ou gravada.

A missa assistida em casa certamente pode constituir um exercício útil de piedade, a par dos outros, mas seria terrível se a fé católica a sobrepusesse ou até confundisse as tele-missas com a participação no sacramento. No passado, a autoridade eclesiástica estava muito atenta a essa distinção, e hoje eu gostaria que muito atenta também.

---

Bom, é isso exatamente.

Detesto, assim como diz Francisco, as "tele-missas". Que Francisco saiba que estava e está nas mãos dele reprovar esse circo. Foram as mãos dele que aprovaram.


6 comentários:

Antonio M disse...

Bom dia,

Acaba sendo um alívio saber que outros tem essa mesma sensação.

Fiquei muito tempo afastado da igreja (quem não volta pelo amor, volta pela dor!) e apesar de não condenar a transmissão da missa pela TV, rádio, internet pois abre a possibilidade de optar em certas ocasiões de conhecer, participar de devoções, missas que ocorrem em outras cidades e até outros países e quem está realmente impossibilitado por doença ou outro motivo qualquer, possar ao menos participar dessa forma; mas de fato não é mesma coisa, nunca será.

Como já falou de Bento XVI só restando crer em alguma possibilidade de que venha a testemunhar, provar algo a respeito desse problema que acabou gerando e, ainda esse fato da covardia do clero, mesmo em tempos recentes, São João Paulo II doente, abalado mas ficou até o fim de sua vida, igrejas que já foram verdadeiros hospitais de campanha acolhendo, ajudando as pessoas nos momentos de epidemias, crises agora sob ordem de se comportar como uma autarquia ligada ao Estado, devidamente obediente e conivente. A CNBB cega, surda e muda enquanto alguns clérigos de coragem na Itália e França começaram a bater de frente com essas autoridades para poderem realizar as missas. Eu sei que e fácil falar, eu mesmo gostaria de fazer mais porém, onde está a autoridade eclesiástica? Parece que foi abolida!


Tempos difíceis.


E continue com seu bom trabalho, é um alento para nos ajudar a caminhar nesse lodaçal que estamos testemunhando. Força!


Obrigado.

Att,
Antonio Morales

Pedro Erik Carneiro disse...

Muito obrigado, Antonio, pelo seu apoio. Saiba que este apoio é importante demais para que eu consiga seguir.

Fique com Deus e Nossa Senhora.

Abraço,
Pedro Erik

Maria Martha disse...

EXCELENTE!
Muito oportuno para avivar em nossa alma a dor, o verdadeiro Calvario de Jesus Prisioneiro impedido de Se dar as Suas ovelhas doentes !
Vídeo realizado no espírito católico; sóbrio, profundo e contundente.
Deus o abençoe

Pedro Erik Carneiro disse...

Amém, caríssima Maria.
Que Deus e Nossa Senhora lhe cubram de graças, também.

Abraço,
Pedro Erik

Isac disse...

As tele-missas não passam de sombras das verdadeiras S Missas!

Isac disse...

Como todos que aderem às esquerdas: um discurso cativante, esperançoso e populista, no entanto, a prática inversa!