quinta-feira, 28 de maio de 2020

Renúncia ou Falsa Renúncia de Bento XVI e uma Banda de Rock.


Dr. Taylor Marshall, que foi meu professor de teologia e cujo livro "Infiltrados" acaba de ser traduzido para o português (editora Ecclesiae), debateu com o historiador Edward Mazza, especialista em história da Igreja Católica, a renúncia de Bento XVI.

A pergunta que inicia o debate é por que os papas que renunciaram antes de Ratzinger voltaram às suas vestimentas de cardeais ou monges e abandonaram o título de "papa" e Ratzinger não fez isso.

Além disso, é muito discutido o que Bento XVI, Seewald (biógrafo de Bento XVI) e especialmente o que arcebispo Georg Gasnwein  (arcebispo alemão que há muito tempo é braço direito Bento XVI) disseram sobre a renúncia.

Ganswein repetidamente exaltou Bento XVI dizendo que ele inaugurou um novo tipo de papado com sua renúncia. Chegando a comparar a renúncia de Bento XVI com a declaração do dogma da Imaculada Conceição!

Como muitos já disseram, Ratzinger já havia escrito e debatido sobre mudanças no papado, sobre divisões nos poderes do papa, considerando a situação de duas pessoas sendo as duas "papas".

Marshall e Mazza discutem desde Concílio Vaticano I, que determinou a infalibilidade papal, até Bento XVI o que se entende como a "supremacia de Pedro e de seus sucessores" e também sobre a impossibilidade de se dividir a supremacia da Igreja do episcopado de Roma. Além de discutirem sobre a impossibilidade de se separar o ofício de papa do aspecto espiritual de ser papa.

Eu já declarei aqui várias vezes, que considero a renúncia de Bento XVI um dos maiores erros da história da Igreja. Não há explicação histórica para isso, e o comportamento dele, com suas roupas e textos só confunde e mesmo se torna um pedra no atual pontificado.

Ambos, Taylor e Mazza, apesar de não darem resposta definitiva, desejam para que Francisco não seja o Papa. Esperam até que Bento XVI tenha algum "testamento espiritual" a ser lido depois que ele morrer que diga que ele continuou sempre sendo o papa e que Francisco é um falso papa. 

Ambos estão assustados com as ações e palavras de Francisco como Papa.

Compartilho do desejo de ambos, mas acho que isso não seria possível, pois em vida, Bento XVI prometeu obediência diversas vezes a Francisco.

Finalmente, em uma parte do vídeo acima (por volta de 1 hora e 3 minutos do vídeo), Mazza lembrou que a expressão "papa emérito" originalmente foi usada por uma banda de rock que exalta o demônio. 

É uma banda sueca que se chama Ghost, cujo vocalista da banda se autodenominou "papa emeritus", antes de Bento XVI criar esse título, sem qualquer base no Catecismo ou na história da Igreja. 

Aqui vai o vocalista vestido de "papa emérito".



Minha reação sobre esta informação dessa banda de rock foi: como é que é?

Dirão alguns que se trata apenas de um bando de idiotas demoníacos que cantam em uma banda de rock, mas não deixa de ser revelador que a ideia de "papa emérito" que divide a igreja seja relacionada ao capeta. 



10 comentários:

Maria Martha disse...

Bom dia Pedro,
O erro é difícil de ser denominado mas q há algo errado há e a tolerância ao erro lembra q a eficácia do erro está para o castigo dos soberbos

Maria Martha disse...

Bento é um modernista conservador e Francisco é o modernista total.

Maria Martha disse...

Dois braços de outra igreja

Marcelo disse...

Pedro, se houver de fato um cisma na Igreja entre conservadores e progressistas, estaríamos certos nós conservadores em nos tornarmos cismáticos? Minha impressão é de que os verdadeiros cismáticos serão eles que rejeitam 20 séculos de tradição católica (ou 1965 anos digamos assim). Poucas coisas me geram tanta perplexidade quanto isso. Que Nosso Senhor esteja conosco até a consumação dos séculos.

Pedro Erik Carneiro disse...

Amém, Marcelo. que Nosso Senhor esteja conosco e nós estejamos com Ele.

Abraço,
Pedro Erik

Pedro Erik Carneiro disse...

Sim, minha cara Maria Martha, a ideia de que Bento XVI seria conservador aconteceu muito tarde na vida dele, ele sempre era vista como modernista e ligado a modernistas, até por volta do pontificado de João Paulo II.

Se ele é realmente conservador, vai depender do que se entende como conservador e com quem se compara. Na frente de Francisco, ele certamente é conservador.

Abraço,
Pedro Erik

Adilson disse...

Esse fragmento aqui me preocupou, dr Pedro:

"Ganswein repetidamente exaltou Bento XVI dizendo que ele inaugurou um novo tipo de papado com sua renúncia. Chegando a comparar a renúncia de Bento XVI com a declaração do dogma da Imaculada Conceição!"

Adilson disse...

HÁ ainda um SAÍDA: rezar, rezar, rezar ad infitum o SANTO ROSÁRIO.

Podem até chamar isso de fanatismo ou vazia de uma postura firme e prática, mas pergunto: Se houvesse, por acaso a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA teria apontado, lá em Fátima, o SANTO ROSÁRIO, dando a ordem: REZAI O ROSÁRIO?

NUNCA ANTES NA HISTÓRIA foi tão imperativo praticar aquilo que Alano de La Roche, São Domingos, São Bernardo, Santo Afonso, São Luiz Maria G. de Montfort e a PRÓPRIA SANTISSIMA nos ensinou e ordenou: o SANTO ROSÁRIO.

O mundo está caindo debaixo de nossos pés, entretanto ainda insistimos em encontrar solução no clero, na política, em preparo intelectual ou em algum "milagre" vindo de alguem. Ora, é INCONTORNÁVEL a ordem de NOSSA SANTÍSSIMA RAINHA: devemos rezar o Rosário e depositar toda ESPERANÇA.

Maria Martha disse...

🔔Ordem dada por Nossa Senhora é Ordem de Deus🐑

Lucia Helena Nascente disse...

Boa noite.Bento XVI e Francisco Bergóglio são as duas feras do Apocalipse 13.
Mensagem celestial recebida pelo Profeta Pedro II (aquele, cujo espírito deveria ficar até o fim - (São João 21, 22: Respondeu-lhe Jesus: “Que te importa se eu quero que ele fique até que eu venha? Segue-me tu")

... Lembrem-se sempre disso: João Paulo I foi morto por não aceitar como os mafiosos queriam; e o mesmo foi João Paulo II. Deus por sua vez, ainda não tinha chamado ele. Mas por ironia dos que lá estão, esses já não mais suportavam os direitos que João Paulo II queria. Foi daí que ele teve que padecer, por não renunciar. A serpente maldita, foi ela que jogou o seu veneno, para dar espaço a todos aqueles que aceitaram assinar o livro negro. (Jeremias em 28/08/2007) https://pvdeus.com.br/