segunda-feira, 4 de maio de 2020

Foi Só Ele na História?


Pela enésima vez, Bento XVI reafirma que renunciou porque estava se sentido velho, frágil e que não tinha condições de viajar para o Brasil para o Encontro Mundial da Juventude. Negou novamente qualquer teoria da conspiração.

Eu me lembro perfeitamente daquele 11 de fevereiro de 2013 e como os meus colegas de trabalho sabendo que eu era católico me questionavam sobre a renúncia e criavam várias teorias da conspiração, mesmo aqueles que nem acompanhavam os assuntos da Igreja.

Eu respondia com um ar de tristeza e assombro que ele tinha renunciado, segundo ele mesmo, porque estava velho.

Mas peraí, como eu me perguntava desde então...

- Quantos papas podiam dizer o mesmo na história para justificar a renúncia e apenas 1 vez isso em 400 anos? E este que renunciou, colocou sua roupa de monge e voltou ao monastério. Bento XVI vive com o branco papal (qual seria a justificativa para esse branco? Papa Emérito é coisa que não existe no Catecismo, nem na história. Inventou moda?)

- Quantos papas ficaram até a morte no cargo e tiveram vivas bem menos confortáveis do que Bento XVI?
- Os papas são obrigados a fazerem viagens mesmo estando com saúde debilitada?
- Quantos papas na história sabiam mais história do papado do que Bento XVI?

- Se houve alguma pressão para a renúncia, coisa que ele nega, quantos papas na história sofreram pressão para deixar o cargo? Quantos morreram por conta dessa pressão? Sei que teve até papa que morreu em cativeiro depois de ser sequestrado, por exemplo.
- Quantos papas morreram mártires?

Sinto muito. Mas ele terá que contar outra para mim ou dizer que cometeu um dos maiores erros da história da Igreja.

Fora isso, não vejo justificativa.

Um comentário:

Isac disse...

Na geral, tem-se e eu impressão de ser forçado a renunciar pela pressão da maçonaria - ou sai ou então, aguarde...
O caso SWIFT-4 de reabrir o IOR após sua saída, é inexplicável nesse contexto!
Leia: Ratzinger não podia vender nem comprar, no fratresinunum