quarta-feira, 10 de junho de 2020

As 10 Regras das Manifestações Pós-Modernas


Hoje, a prefeitura da cidade de Seattle nos Estados Unidos foi invadida pelo movimento negro e afins, eles exigem a renúncia do prefeito, e o movimento fez barricadas em parte da cidade declarando que aquela parte é livre de polícia.

É os Estados Unidos entrando no caos. Em Seattle só a força pode restabelecer a ordem agora.


Em suma, temos manifestantes brutalizados, sem qualquer razão ou racionalidade, com suas máscaras , fazendo selfies e sendo apoiado por gente riquíssima e poderosa.

Vamos lá para as 10 regras (tradução de partes do texto). O tom do texto é de ironia.

Regra No. 1: Selfies
Em nossa cultura de narcisismo, os manifestantes são obcecados com seus smartphones, muitas vezes capturando sua criminalidade com o máximo de selfies possível, além de registrar os crimes de amigos em ação. Era quase como se saques fossem vistos como arte performática.

Era a lógica que sempre há tempo para roubar e queimar, mas não tanto para se capturar momentaneamente e entrar na posteridade? 

Regra No. 2: Máscaras
Aparentemente, pode-se odiar o estado e suas regras de lei e ordem, mas o governo é ainda respeitado em um ponto quando se trata de uma chance em 1.000 de morrer com o COVID-19 - e no auge da vida.

Obviamente, existem alguns perigos associados a fazer incêndios, explodir carros, jogar coquetéis molotov em veículos da polícia e entrar em uma pequena empresa onde o proprietário poderia estar armado - mas por que correr riscos desnecessários adicionais? Portanto, alguns manifestantes usam máscaras para proteger tanto a própria saúde como a de seus companheiros saqueadores - e suponho que a saúde também dos policiais e de qualquer espectador inocente que eles agredam.

Regra No. 3: Raça
Numa cruzada para acabar com a hierarquia racial, alguns manifestantes pareciam inflexíveis na prática de separatismo e espaçamento racial. Crianças jovens, brancas, solteiras, sem filhos e de classe média alta, talvez muitas morando no porão dos pais, geralmente são estigmatizadas como estúpidos, filhinhos de papai. 

Antifa pratica representação proporcional? 

Regra nº 4: Bens de luxo
Por que os soldados de uma revolução que busca levar justiça social à classe inferior privada dos elementos básicos da existência cotidiana não se concentram nos elementos essenciais da vida? Por que eles caçam bolsas Louis Vuitton, tênis Nike, iPhones e laptops? Esses tesouros são comestíveis? O objetivo é destruir insignificantes capitalistas ou fugir com eles? Qual é a lógica dos políticos das principais cidades que imploram ao Walmart para permanecer no centro da cidade, depois que suas lojas desprotegidas foram deixadas para serem atacadas e arruinadas?

Regra No. 5: Ricos Esquerdistas apoiando Manifestantes (até certo ponto)
Os acadêmicos, Hollywood e a mídia contam com manifestantes para serem presos pela causa, e certamente fornecerão generosamente vaquinha eletrônica e incentivo moral no Twitter. O heroísmo daqueles com pedras será defendido no Upper West Side e Menlo Park. A Esquerda de elite pede apenas aos saqueadores que se afastem de Palos Verdes Estates e não entrem em Westchester.

Depois que tudo isso termina, presume-se que a empatia atual deles em um momento de fervor revolucionário não significa que os filhos dos detidos estudem com os dos ricos. Saqueadores e manifestantes não serão bem-vindos nos bairros ricos e não devem esperar um convite de jantar de Hollywood Hills. As muralhas de Cher e Barbra Streisand, em Malibu, não cairão com a revolução. A solidariedade cibernética entre ricos e pobres de esquerda, branco e preto termina quando a última pedra é lançada e o fósforo é aceso.

Regra No. 6: As Crianças
Os manifestantes nunca sabem quem está entre os presos. Tomemos, por exemplo, a filha do prefeito de Nova York Bill DeBlasio, que simpatiza com os saques que seu pai parece alimentar. Ou o filho de vereador de Keith Ellison, que elogia Antifa e quer abolir a polícia. Talvez considere a filha do governador de Minnesota, Tim Walz, que estava fornecendo dicas à Antifa sobre a chegada da Guarda Nacional. Ou a filha do representante dos EUA Ilhan Omar (D-Minn.), Que estava gritando que os Estados Unidos são racistas devido às barricadas.

No campo de batalha, o chefe de polícia, o prefeito, o procurador geral do estado e o governador são estranhamente vistos como aliados, tanto que alguns parecem dispostos a abandonar seus filhos que são guerreiros do Twitter pela causa.

Regra nº 7: Ausência de Razões ou Racionalidade
Qual era o objetivo de incendiar a Igreja de São João, invadir uma concessionária de automóveis de Lincoln ou desfigurar o monumento da Segunda Guerra Mundial e o Memorial de Lincoln? Foi essa a melhor maneira de homenagear a memória de George Floyd e expressar descontentamento por sua morte e brutalização enquanto estava sob custódia da polícia de Minneapolis?

Houve queima e apedrejamento porque as autoridades progressistas não acusaram com rapidez suficiente os policiais responsáveis pela morte de Floyd por assassinato e homicídio culposo? Houve tumultos porque o prefeito de Minneapolis era um reacionário ou o governador de Minnesota foi um conspirador de direita para proteger os oficiais infratores? Os incendiários não tinham confiança no procurador-geral de Minnesota, que agora supervisiona o caso, e no passado havia fornecido apoio e empatia a Antifa?


Regra nº 8: Mídia
Nada é mais embaraçoso para os jornalistas diante das câmeras, enquanto garante à América a passividade e a legalidade dos manifestantes, do que ver chamas lambendo o topo de seus monitores de televisão.

Por que alguém desajeitadamente deixaria uma caixa Adidas vazia aos pés de um repórter simpático para ser capturado na televisão ao vivo enquanto ele se aproxima durante a noite? Por que um repórter da PBS Yamiche Alcindor nos assegurou que Donald Trump é uma figura incendiária por sugerir que saqueadores eram anarquistas e depois enviava uma foto de manifestantes pixando monumentos com símbolos anarquistas como prova de que Trump estava errado?


Regra No. 9: Brutalidade sendo aceita
  Parece não haver "danos colaterais". Os manifestantes se consideram o equivalente humano dos drones da era Obama em fuga sobre o Paquistão, que não podem distinguir o inimigo dos civis. Se alguém erra e brutaliza uma mulher em uma cadeira de rodas, pisoteia um caminhoneiro confuso que tenta abastecer, deixa uma mulher idosa desprovida de sua farmácia local, ou agride uma mulher de meia-idade na frente de sua loja.

Os manifestantes são fãs dos protocolos dos policiais desonestos que acham que podem espancar os presos para fazer avançar a lei e a ordem - enquanto queimam, saqueiam e batem para nos mostrar nosso futuro compartilhado de ecumenicalismo e tolerância raciais?

Regra Nº 10: Sem Qualquer Moral da História. Ação de Neandertais.
  Finalmente, a mídia aconselha os manifestantes a tomarem cuidado para não fazer nada estúpido. Como queima excessiva ou hiper-incendiar, talvez?

Espera-se que a maioria dos donos de lojas e capitalistas não estejam armados com armas "automáticas" em frente a suas lojas, defendendo suas propriedades. Assim, na moda do bullying, os saqueadores se concentram nos fracos e desprotegidos, não nos fortes e perigosos. Saqueadores e manifestantes nos lembram a lógica neandertal de que a dissuasão desencoraja os covardes, enquanto a frouxidão desperta seu apetite.



Nenhum comentário: